terça-feira, março 09, 2004

VENEZUELA – ASSINATURAS INSUFICIENTES PARA REFERENDO (2)

.
A resposta de Vítor Soares ao post “VENEZUELA – ASSINATURAS INSUFICIENTES PARA REFERENDO”:

«Após ter lido o artigo da "TSF" que parece preconizar uma difícil mas possível saída airosa
para a política de Chavez, eu, sem pretender fazer futurismo penso que ele só poderá ser bem sucedido quando conseguir eliminar da Venezuela todos os interesses económicos e políticos dos saudosistas do poder extinto.
É que dentro e fora do país mexem-se ainda muitos cordelinhos com o sério apoio dos states.
Em minha modesta opinião a política do actual presidente nunca será um sucesso enquanto a esmagadora maioria da população venezuelana não sentir na pele o progresso, bem-estar social segurança e justiça com pão e educação para todos. Por enquanto este "status" continua a ser uma miragem para a esmagadora maioria dos venezuelanos.»


Por mais que gostasse não consigo prever uma saída airosa de Chavez, por muito competente que seja – não sei se é se não – a luta contra uma média/grande Burguesia - embora minoritária mas extremamente musculada - é desigual. Será muito difícil atingir os objectivos Socialistas - «o progresso, bem-estar social segurança e justiça com pão e educação para todos» enquanto esta burguesia for suportada por uma conjuntura Internacional de feição», porque a conjuntura internacional está claramente a favor da minúscula Burguesia Venezuelana.

«Enquanto isto se desenrola no dia a dia o enorme potencial petrolífero do país contínua cada vez mais a aguçar o apetite devorador do vizinho do hemisfério norte.»
Todos nós sabemos disto, mas gostava de fazer um pequeno reparo, aqui não é uma questão de apetite cada vez mais aguçado, o problema é que o cão tinha o osso cheio de carne e alguém o tirou. Imagina só.

«Aguardemos pelos próximos capítulos deste bonito e riquíssimo país com mais de 90% de pobres.»

Sem comentários: