sexta-feira, outubro 08, 2004

A FORMAÇÃO DA IMAGEM

Este texto procura estabelecer uma relação entre a visão humana e o funcionamento da máquina fotográfica. Como é um texto um pouco longo, será dividido em quatro partes...

01 - A visão humana


A nossa visão é composta por vários elementos. A córnea, situada na frente, é o local claro ou branco dos olhos e é onde se situa a íris.

O cristalino, situado atrás da pupila, é uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra nos olhos, formando a imagem na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, que permitem ajustar a visão para objectos situados a distâncias diferentes. O cristalino fica mais espesso para a visão de objectos próximos e mais delgado para a visão de objectos distantes. A esta propriedade do cristalino dá-se o nome de acomodação visual.

A íris, parte circular que dá a cor dos olhos, é opaca, tendo uma abertura central a que se dá o nome de pupila, local por onde entra a luz. O diâmetro da pupila aumenta ou diminui, consoante a quantidade de luz ambiente: com maior luminosidade ela diminui, dilatando na situação contrária.
(continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou curioso. Ass.: Esta Vez Estevez.