terça-feira, março 30, 2004

MALDITOS

.
Estes malditos sindicatos dão cabo da unidade nacional, não é senhor ministro? O senhor já tem as perninhas a tremer, não é? Hum Hum!...Hum Hum!... e Hum Hum!

100 ANOS EDGAR P. JACOBS

.


« Faz hoje 100 anos que nasceu, em Bruxelas, Edgar Pierre Jacobs. Desde cedo apaixonado pelo desenho e pela música, parecia que esta iria levar a melhor, mas o Mundo perdeu um barítono, para ganhar um excepcional autor de histórias aos quadradinhos, criador da dupla de aventureiros formada pelo capitão Francis Blake, dos serviços secretos ingleses, e pelo professor Phillip Mortimer, um eminente cientista, cujas aventuras animou de 1946 a 1987, quando a doença de Parkinson o vitimou.» Pedaço retirado do JN. A mesma menção noutra fonte.

O VOTO EM BRANCO

.
Saramago e Soares convergem e divergem em torno do mesmo ponto. Um pedacinho só:

Soares

«Acima do poder político está o poder da comunicação social e, acima deste, o poder económico», afirmou Mário Soares num debate(…).
«O voto em branco seria o colapso dos partidos, que estariam a ser desconsiderados pelo corpo eleitoral», afirmou Mário Soares, acrescentando que não faria sentido José Saramago apelar a este voto quando ele próprio integra uma lista.

Saramago

(...) o escritor reagiu de imediato: «A minha presença na lista da CDU às eleições europeias é, simplesmente, uma expressão de fidelidade» que não o impede de defender o voto em branco enquanto exercício de «contestação democrática».
A propósito da actual situação da democracia, Saramago lamentou que «os governos sejam comissários políticos do poder económico», o qual é um poder «paralisante».
«O poder económico serve-se de uma democracia como se serviria de uma ditadura»


Tudo aqui.

ESTA QUESTÃO NÃO É SÓ NOSSA

.
Este não é um problema nacional, é um problema Neo-Liberal.

ESTADOS UNIDOS FILTRAM CONHECIMENTO CIENTIFICO

.
«Esta troca de conhecimento entre a comunidade científica norte-americana e a cubana foi proibida recentemente pela administração Bush. O Departamento do Tesouro aprovou uma norma que multa com US$ 50 000 e até 10 anos de prisão, os editores estadunidenses que publiquem artigos de Cuba, ao considerá-lo uma violação do embargo comercial, segundo seus termos.» Texto Completo.

ARQUIVO DE CHE

.
Publicações, fotografias, e biografia de Ernesto “Che” Guevara, neste local da web.

TURISMO ESPACIAL

.
Por isto tenho pena de não ser multimilionário.

TOP PRIORITY MATTERS

.
Notícias de Britney. Este é de facto uma tremenda restrição. Problemas de joelhos, não!!!

E se não fosse isto nunca mais ouvia falar de ti:

«Janet Jackson appears on the 'Late Show with David Letterman' March 29, 2004.
Returning to the television network which broadcast her infamous Super Bowl
wardrobe malfunction, Jackson insisted that the flicker of breast 'was an
accident.' Photo by CBS via Reuters»


INSPIRA, EEEEEEEEEXXXXXPIIIIIIIIRA

.
«Australian swimmer Matt Welsh prepares to surface during the semi-finals of the Men's 100m Backstroke on day two of the Australian Olympic trials in Sydney.»



Via France Press

HINO DA LIBERDADE DE HÁ 30 ANOS

.
Porque o arquivo do jornal Público torna-se inacessível passado 30 dias, transcrevo esta notícia por inteiro. Por enquanto está nesta ligação, mas só durante 30 dias.

«Quem lá esteve recorda essa noite como um momento único. Nunca, até então, fora tão clara e publicamente anunciada a agonia do regime. O recurso passou por uma afinação de mais de cinco mil vozes entoadas bem alto e sem medo. Naquele dia, 29 de Março de 1974, tornou-se ainda mais clara a força da urgência de liberdade, a dimensão de uma resistência mais forte do que o medo e a cada vez menor capacidade do regime para impedir o inevitável curso da História. As muitas carrinhas da polícia de choque, que se alinharam entre a Rua Eugénio dos Santos e a Avenida da Liberdade, os muitos pides refastelados na sala, a par dos destacados para os bastidores, não foram suficientes para impedir o inevitável. O cronómetro contou a seu desfavor. E eles sabiam-no, apesar de tudo, com ainda maior rigor do que aqueles milhares que nem quiseram pensar no medo. A PIDE sabia mais e sabia melhor do que ninguém. Muito para além, seguramente, daquelas cordas vocais síncronas do Coliseu, daquele coro que estava determinado em não ser o dos caídos.

Passavam alguns minutos da uma da manhã, quando Zeca Afonso, ladeado por todos os intervenientes do concerto, entoou, pela segunda vez nessa noite, o "Grândola Vila Morena", naquele que seria o momento mais empolgante e simbólico da resistência cantada ao regime. Livres como o vento, os pensamentos, e o poema, uniram-se a uma só voz, como um pré-aviso de que a liberdade estava a passar por aqui. E, também, que não iria ficar-se por ali.
Marcado para as 21H30, não pertenceu a uma má organização, nem a um fatídico atraso português, a responsabilidade por apenas mais de meia hora depois, o espectáculo ter começado. Ao mesmo tempo que, à porta do Coliseu, centenas de pessoas sem bilhete tentavam um ingresso (o mercado negro funcionou deficientemente, mas houve quem, mesmo assim, tivesse conseguido por cinquenta escudos bilhetes de vinte) e, sem sucesso, ali se mantiveram, na esperança de um eco vindo do interior, lá dentro, onde a sala cantava, pacientemente, desconfiada, sem certezas, temas do proscrito Zeca. Talvez nada chegasse a acontecer. Nos bastidores, fervilhantes e empolgados, para os protagonistas as decisões estavam por tomar. Caetano de Carvalho, à data sub-secretário de Estado da Informação e Turismo, confrontava-se com a dificuldade em permitir a actuação de alguns dos artistas, censurando letras soletradas quase como suspiros verso a verso, ou parte destas, ao mesmo tempo que percepcionava uma sala expectante e cuja reacção era imprevisível. Simultaneamente, os organizadores discutiam a solução a dar aos versos cortados e aos temas desde logo proibidos.

Uma inevitabilidade

Negociadas inteligentemente, as soluções foram sendo encontradas. A ninguém interessava o confronto inevitável entre uma assistência determinada em fazer daquela uma grande noite e uma pide receosa, consciente de servir um regime com os dias contados. Quem ia para cantar cantou e quem ia para sublinhar refrões e desaguar poemas calados também o fez.
Tradicionalmente, os Prémios da Casa da Imprensa, atribuídos às diferentes expressões artísticas nacionais e aos seus pares, eram entregues durante um espectáculo que nunca perturbou o regime: A Grande Noite do Fado. Mas, em 1971, num acto de rebeldia então insipiente, ousou uma solução alternativa, e, recorrendo a um elenco mais abrangente e consensual, organizou aquilo a que então chamou "Música Nova", reunindo no Coliseu um conjunto de artistas oriundos de diversas sensibilidades musicais, mas, entre os quais, já então, a chamada música de intervenção pontuava. Três anos depois, foi mais audaz. Sopravam ventos de mudança auspiciosos ao ensejo.

Habituados às entrelinhas, ou seja, a semi-dizer a verdade como fuga à censura, os jornalistas, aos quais hoje se chama no melhor inglês "opinion makers", sabiam o que acontecia e o quanto não podiam contar, o que lhes era cortado pela Censura Prévia, e a melhor técnica para, de forma ínvia, o dizerem. Não é de estranhar, portanto, que formassem uma consciência esclarecida relativamente à realidade que não era dita e muito menos explicada. A Casa da Imprensa, uma Mútua na sua génese, estava, assim, particularmente bem colocada para poder ter intervenções culturais.

O I Encontro da Canção Portuguesa, como a direcção decidiu designar o espectáculo que há 30 anos ajudou a tornar ainda mais fracos os já de si frágeis alicerces do regime, foi um acto de consciência corajosa. José Jorge Letria, organizador e interveniente, na sua qualidade de jornalista "baladeiro", como risonhamente recorda o termo ambíguo que Raúl Solnado glosou no "ZipZip" (o programa televisivo que deu tempo de antena à canção de intervenção, embrulhada num formato sui generis destinado a contornar o status quo do marcelismo) recorda a complexidade que então se vivia, referindo: "Havia uma conjuntura muito complexa, porque já se tinha dado o 16 de Março, tinha saído o livro do Spínola 'Portugal e o Futuro' e a guerra colonial era insustentável. Tivemos dúvidas se deveríamos avançar com este projecto, mas a CI acabou por decidir que sim". Destemida e, até, "com alguma inconsciência relativamente às consequências possíveis", pondera hoje Letria, a CI decidiu avançar.

As autorizações, pedidas com a antecedência regulamentar, foram sendo dadas a conta-gotas. A lista dos intervenientes, facultada com o pedido de autorização para a realização do espectáculo, justificado com a entrega dos prémios, e a garantia de que nenhum deles interpretaria qualquer canção cuja letra não fosse previamente autorizada, originou respostas diversas. Os nomes de Zeca Afonso, integralmente proibido de passar na rádio, e de Adriano Correia de Oliveira originaram um pedido expresso a Caetano de Carvalho, com as garantias inerentes de que não profeririam a mais ténue palavra sem autorização. Os nomes de Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo, Rui Mingas e Teresa Paula Brito, mereceram ofício de autorização, embora o primeiro, tal como os dois últimos (Rui Mingas terá tido justificações claras sobre a sua ausência, tal como Duarte Mendes, militar de carreira) não tenham participado.

Sem incidentes

O concerto decorreu no fio do nervo. A assistência, que sabia ao que ia, correspondeu e entendeu as palavras de Mário Cardoso, então presidente da CI, quando explicou: "Para poder apresentar, esta noite, o espectáculo que se vai seguir, a CI teve de vencer obstáculos de diversa ordem, como não é difícil de calcular". Acrescentando, no fim da sua brevíssima intervenção, o pedido de colaboração: "Para que o espectáculo decorra, todo ele, da melhor forma possível. Essa será, estamos certos, a maneira de todos nós garantirmos a possibilidade de nos encontrarmos aqui, novamente, no próximo ano. Contamos, pois, com a vossa compreensão". O presidente da CI fazia, entre linhas, o pedido para que nada manchasse o sopro de liberdade que uma assistência ao rubro, mas infiltrada de provocadores, desejava ansiosamente.

O conjunto Marcos Resende, sem pejo nem fantasmas, aceitou enfrentar uma plateia sequiosa de Zeca Afonso. Injustamente mal recebido, aceitou estoicamente o facto, porque as suas letras não tinham sido sujeitas ao crivo monossilábico da pide. Carlos Alberto Moniz e Maria Amparo seguiram-se-lhe com a verdade das palavras de Zeca, mal entendidas. Manuel José Soares, pouco conhecido cantor de intervenção, ultrapassou com naturalidade a ausência do apresentador desistente José Nuno Martins, e à pergunta do público complacente "como te chamas?", respondeu com naturalidade à chamada.

Depois, sucedeu-lhe o silêncio. A plateia já tinha percebido, nessa altura, que algo se passava. Nos bastidores, continuavam a negociar-se trovas, poemas e cansaços com os sempre omnipotentes e omnipresentes pides. Os assobios e as palmas sincopadas eram-lhes destinadas. Surgiu, então, Carlos Paredes e Fernando Alvim com "Verdes Anos", um dos momentos mais aclamados da noite. A música, mesmo sem palavras, também diz coisas. Mas os censores sempre primaram por temer apenas os textos. E enquanto continuavam zelosamente a impedir letras nos bastidores, Joaquim Furtado, um bem aventurado e destemido substituto de José Nuno Martins, nomeou os premiados (uns ausentes, outros, mais corajosos, presentes), entre os quais dois se destacaram: a produção do álbum "Sobreviventes", de Sérgio Godinho, um exilado cujas músicas conseguiram entrar no mercado discográfico nacional, e Adelino Gomes, cujo trabalho no programa da Rádio Renascença, "Página Um", lhe valeu um desemprego claramente político.

Depois vieram Ary dos Santos, conotado como o letrista dos Festivais da Canção, inicialmente vaiado e pateado, mas cuja pujança poética, declamatória e pessoal, se impuseram, e mais cinco. Mais cinco mil. A Zeca, cantor proibido e odiado pelo regime, permitiram-lhe o "Grândola". Segundo Manuel Freire, ao qual os versos "voaram pela janela" (como explicou na altura) e optou por um lá, lá, lá, preenchido pela assistência, "ele queria cantar uma música com refrão e cantou o "Grândola", que era um tema pelo qual até tinha pouco apreço, mas que reunia as condições". E depois o "Milho Verde". E novamente o "Grândola", num balancear alentejanamente resistente, com todo o Coliseu a acompanhar.

Não houve represálias, ao contrário daquilo que, segundo Letria, seria de esperar. Talvez a explicação esteja nas palavras de Eugénio Alves, jornalista envolvido na organização: "Foi tudo preparado como era possível, com notícias regulares. Já tudo andava no ar, tinha havido o 16 de Março e até Marcello Caetano parecia despedir-se no seu 'Conversas em Família'. Os militares estavam na plateia e depois de pensarem usar o 'Venham Mais Cinco' como senha, optaram pelo 'Grândola'. Este espectáculo serviu para isso e, talvez igualmente importante, serviu, como diria o Zeca, para animar a malta. Que era o que fazia falta."»

OS 30 ANOS DE ABRIL NA VISÃO

.
O dia a dia de há 30 anos atrás, neste ponto da web.

PODEMOS ACREDITAR?

.
Podemos acreditar que as autoridades Moçambicanas não estão de braços cruzados? Esta notícia aqui, e o desenvolvimento do caso aqui.

A VERDADE É OUTRA

.
A verdade passada era diferente da verdade do presente.

MACH 7

.
«O aparelho, não pilotado, foi largado de um B-52 e atingiu os 7700 quilómetros/hora
Um avião hipersónico da NASA fez ontem um voo experimental que ficará na história do transporte aéreo e espacial ao viajar, por breves segundos, a 7700 quilómetros por hora (Mach 7), uma velocidade sete vezes superior à do som.»


A missão do X-43 também aqui.

segunda-feira, março 29, 2004

BOAS

.
Boas noticias “pour la gouche” francesa.

EFEITOS COLATERAIS

.
Os efeitos colaterais do 11 de Março atingiram a Unidade Fabril da Yazaki Saltano em Ovar. Falso alarme que resultou a numa longa paragem. O autor da chamada anónima já foi identificado. Mesmo aqui.

PRÉMIO VISÃO FOTOJORNALISMO

.
Aqui.

sábado, março 27, 2004

30, 35, 36, 40 TANTO FAZ

.


No dia 27 de Março de 1968, Gagarin e o co-piloto Seregin morreram tragicamente no seu MIG-15. Treinavam para o proximo projecto: tripular a primeira estação espacial.

sexta-feira, março 26, 2004

quinta-feira, março 25, 2004

SEGUE INTER

.
INTER 4 - BENFICA 3 :- (

- NEGATIVO

.
«As reacções ao desfecho do caso da queda da ponte de Entre-os-Rios, esta quinta-feira, no Tribunal de Castelo de Paiva, foi considerado negativo pelos partidos políticos ouvidos na Assembleia da República.»

NOAM CHOMSKY'S BLOG

.
Pelo Cruzes soube que Noam Chomsky já tem blog.

SONS DA PRIMAVERA

.


GOMO – BEST OF (2004 UNIVERSAL)

«Mas que grande lufada de ar fresco é esta estreia do rapaz Paulo Gouveia nas lides discográficas! Ironicamente intitulado de “ Best of “ este primeiro registo do artista Gomo inclui alguns temas que já há algum tempo tinham sido compostos e que passavam em algumas rádios portuguesas (particularmente na Antena 3) . São 12 temas interpretados com muita boa disposição numa Pop electrónica suave cantados em inglês com alguns momentos de brilhantismo: “ Feeling Alive “, “ Santa’s Depression “ e “ November 6th “ são verdadeiros Hit singles que podiam fazer parte de um “ Odelay “, um dos melhores discos dos anos 90. Destaque ainda para um excelente design da capa e inlay deste CD. Só uma nota final: o preço deste disco ronda os 14 € e é caso para perguntar porque é que a Universal não põe em prática a tão esperada rebaixa de 20 % anunciada ainda no final do ano passado e que demora a acontecer, limitando-se a reduzir somente nalguns CDS como é o caso deste, mantendo-se outros ainda em proibitivos 19 e 20 €?. Enquanto não chega o 25 de Abril à indústria discográfica desfrutem este suculento Gomo.» Texto do Consultor de Música "ÓlhÓrebÓque".

21 GRAMAS

.


Também gostei muito deste filme. Porquê? Por vários motivos, primeiro a sequência da acção do filme não foi subjugada a uma linha contínua, lá tivemos nós que juntar tudo tipo peças de Puzzle. Enquanto o filme se desenrolava, por diversos momentos julgámos mentalmente “Ah! Já apanhei o fio à meada” mas não, só no final conseguimos estabelecer alguma ordem. Mesmo assim fiquei com uma ponta de filme de fora…Christina na piscina…ou terá sido o final?
Bem, a forma como o filme se desenrola levou-me à memória Pulp Fiction, só que 21 Grams não é tão disperso em termos de personagens. Este centra-se fundamentalmente em 3: Paul, Jack Jordan, e Christina, para além de ser mais emocional.
Benecio Del Toro é um dos meus actores preferidos. Quanto a Sean Penn, preferi esta performance há do outro filme, talvez por sentir uma maior empatia com a índole deste papel. Naomi Watts exprimiu toda a força/fragilidade da sua personagem, julgo ter estado irrepreensível.
21 Gramas, um filme duro, muito duro, mas que me provocou "muita sinapse". Saí da sala com a impressão que a vida não vale meia dúzia de moedas de 1/4 de Dólar.


WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (5.2.) – DEFINIÇÕES PARA BLOG

.
A definição de Cameron Barrett «autor do Camworld (um dos primeiros weblogs), acentua um outro aspecto a ter em conta na definição de Weblog: os visitantes habituais. Afirma que o blog “é uma pequena página, normalmente mantida por uma pessoa, actualizada com regularidade e que tem uma grande concentração de visitantes habituais.»Na curta experiência que tenho na blogosfera não estou nada de acordo com este factor. Qualquer blog com menor ou maior projecção tem visitantes habituais, mas também tem muitos acidentais Muitos dos visitantes acidentais caem no nosso blog porque utilizam o critério “imagens+de+caralhos” (graças a um post do Sabão), dão uma espreitadela e nunca mais cá voltam. Depois existem os “olheiros” sempre à procura de novos talentos, ou de nova informação.

A minha dissertação segue durante este fim-de-semana.

ISRAEL – PALESTINA(2)

.
…alegando falta de controlo da Autoridade Palestina sobre o Hamas, o governo do Telavive suspendeu as negociações, o que dava indirectamente ao Hamas poder de decisão nas negociações do processo de paz, guiando ao aumento de desespero da população Palestiniana. A somar a isto, Israel atacou severamente o povo da Palestina através de represálias colectivas, “guetizando-o” e abandonando-o às consequências do isolamento.

Será esta forma de actuação a melhor, para a libertação de toda tensão para ambos os povos?

Fonte:
Israel, Palestina - Verdades sobre um conflito
Alain Gresh
Campos as Letras

quarta-feira, março 24, 2004

LEWIS HINE

.
«Lewis Hine nasceu em Oshkosh, Wisconsin, em 1874. Abandonando a sua carreira de professor, em 1904 dedica-se à sua nova actividade – a fotografia.



Considerado o mais respeitável fotógrafo socio-documental da América, as suas imagens transformaram por completo a qualidade de vida das crianças.

No início do séc. XX, a transformação industrial originou uma crescente procura de mão-de-obra. Para satisfazer essas carências, as crianças abdicaram da sua infância, trabalhando em fábricas, marcando assim por completo o futuro das suas vidas.



As fotografias de Hine, conseguidas em fábricas sob o pretexto de entrevistar as crianças, marcaram de tal forma a opinião pública norte-americana, que rapidamente foram criadas leis limitadoras do trabalho infantil.



Lewis Hine morreu em 1940, em Nova Iorque, na pobreza e esquecido por todos.»
Texto do nosso Consultor Fotográfico "do arte".

"do arte", desculpa a intromissão mas Lewis Hine era o fotógrafo socialista.

"SUGADITOS", SE FAZ FAVOR

.
"Ráis" parta a canalha que não pára sossegada. Para informação, o Cruzes Canhoto tem nova morada. Nos nossos links a descrição é Cruzes Canhoto Evo III. É para mudar mais vezes?

SEGUINDO A CORRENTE

.


Pois é, o Jornal o Público já tem o seu Blog sobre as presidenciais Norte-Americanas. Este é um formato que vários jornais adoptaram, e o primeiro foi o The Guardian. De uma maneira geral estes espaços são criados pelos jornais para concentrar várias fontes espalhadas na web sobre um dado tema e assim, permitir que os leitores do jornal abordem esse assunto de diversas perspectivas.

No sítio cyberjournalist é possível encontrar uma lista de blogs publicados por jornalistas.

COM A BOCA NO TROMBONE (7) – ASSISTÊNCIA TÉCNICA E INEFICAZ.

.
As queixas relativas ao helpdesk são:

- As vozes que necessitam da ajuda do helpdesk para resolver os problemas instalação e funcionamento do serviço dizem que um 1/3 dos problemas não são resolvidos. Na frente do pelotão vai a Netcabo, Box, e Clix, «cujos serviços não solucionaram 40% dos problemas.»

- Tempo de espera para falar com alguém do helpdesk é elevado, e somando com o tempo de chamada…;

- …fica caro, porque se para alguns fornecedores se paga o equivalente da chamada local para outros o custo da chamada dispara, como por exemplo a Oninet uma chamada de 30 minutos fica por 9.60, IOL 13.35 e Clix 24.00 Euros, appre!!!

Ainda por cima, muitas vezes pagamos para resolver problemas da responsabilidade deles!!!

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (5.1.) – DEFINIÇÕES PARA BLOG

.
«J.D. Lasica, jornalista e autor de um weblog intitulado New Media Musings, define estas páginas como sendo “um conjunto de comentários com apontadores para outros sites.” O jornal Britânico “The Guardian”, (…) define-os como sendo “literalmente um log” da web, um site tipo diário, no qual o autor estabelece ligações para outras páginas da web que acham interessantes.» Segue amanhã a definição de Cameron Barrett.

ISRAEL – PALESTINA(1)

.


Com o assassinato de ontem Israel deu mais uma demonstração como quer resolver a sua divergência com o povo Palestiniano. A solução é a força. O desenrolar deste processo evidencia como o Estado de Israel tem fome de paz, treta claro(???).

Vou publicar um bocadinho desta história para que tudo se torne mais transparente. O movimento Hamas (movimento da resistência islâmica) nasceu da organização dos Irmão muçulmanos, que foi, nos anos 70 e no inicio dos anos 80, ajudado pelos serviços secretos Israelitas – MOSSAD - para…lutar contra a OLP.

Mas o Hamas manifestou desde 1993 a sua hostilidade aos acordos de Oslo. A estrutura clandestina do Hamas, as brigadas Ezzedine El Qassam, lançaram ataques que dizimaram dezenas de civis Israelitas sobretudo na primavera de 1996.

A Autoridade Palestiniana utilizou a táctica da cenoura e do cacete para diminuir a acção do Hamas, tendo conseguido resultados visíveis com esta sua actuação.

Em contrapartida Israel voltou a ser irracional… Segue amanhã.

PIOR AINDA?

.
Este consegue ser pior que o debaixo, e promete guerra total.

segunda-feira, março 22, 2004

COM A BOCA NO TROMBONE (6) – PREÇOS ELEVADOS.

.
Os custos inerentes à instalação de uma ligação na Internet são: custos de equipamento, custos de instalação (que inclui a mensalidade). Para além destes valores serem elevados, ainda existe a taxa de tráfego extraordinário, e no caso do Sapo ADSL são mais 1,5 Euros se ultrapassar 1kb do estipulado. E por cada 100Mb a mais, cá vai disto…piiimmmba, mais 1,5 Euro. E quanta propaganda enganosa se fez com esta questão do tráfego?
E o Sapo ADSL Light? Dá vontade de rir. Só tem 10 horas de utilização livre!!!?

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (4.5.) – ESPAÇO DA BLOGOSFERA NA WEB

.
«Os weblogs congregam as principais características da Internet:

- São utilizados para comunicar, como o correio electrónico;
- Permitem discutir e analisar assuntos, à semelhanças dos fóruns de discussão;
- Possibilitam o contacto entre pessoas distantes que partilham ideias e objectivos comuns, como os chats;
- São facilmente acedidos através da World Wide Web;
- A acrescer a tudo isto está o facto de poderem ser criados e mantidos mesmo por quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos de programação para a Web.»


Nesta fase já sabemos qual a localização da blogosfera na WEB e conhecer algumas das diferenças entre uma página da Web e um blog:

1.Existe um espaço virtual que se denomina Internet;
2.Dentro desse espaço existe a World Wide Web ou Web, e “algo” que não está ao nosso acesso(???);
3.Os ramos da Web são E-Mail, as Páginas Web às quais acedemos através de um endereço (Ex.: www.google.com), e os chats (fóruns de discussão);
4.Os weblogs ou blogs será “o quarto ramo” da Web que congrega as funções dos ramos anteriores.

Gostaria de colocar duas questões aos autores do livro – António e Elisabete:

1.Estão de acordo com este meu posicionamento da blogosfera na web?
2.Sendo a Web um dos ramos da Internet, qual(is) o(s) outro(s) ramos da web que não são acessíveis ao comum utilizador da WWW?

SÓ NÃO, É POUCO!

.
Um dos velhotes dos Marretas respondeu zombeteiramente às exigências de Carvalho da Silva através de um … “SÓ???” E eu respondo ao velhote – “Só” não, é pouco!! Basta ler o primeiro parágrafo para saber porquê.

domingo, março 21, 2004

FOI ONTEM

.
Já foi ontem mas não quero deixar de registar o acontecimento. Cinco mil pessoas protestaram em Lisboa contra "ocupação" do Iraque. As aspas significam...zzz...zzz...tantoszzz vermelhoszzzz...

PRIMAVERA

.


As flores desabrocham - Foto de Paul Schilliger.



E os passarinhos nidificam - Foto de Dennis Cauchoix.



Então e nós? - Foto de Maartjeoranje.

sexta-feira, março 19, 2004

O NELSU ESTÁ-SE A COMPLETAR

.
O nosso consultor fotográfico “do arte” influi pela primeira vez no Nelsu. Um artigo sobre Ansel Adams:



«Ansel Adams nasceu em S. Francisco, Califórnia, a 20 de Fevereiro de 1902. As suas primeiras fotografias foram tiradas durante uma viagem em 1916. Conhecido pelo perfeccionismo, qualidade notada logo no início da sua carreira, juntou-se, em 1932, a outros fotógrafos, para formar o grupo f/64.

Este grupo, onde se encontravam nomes como Jonh Paul Edwards e Edward Weston, praticava um estilo fotográfico cujas maiores preocupações incidiam no acentuado nível de pormenores, e na maior profundidade de campo possível.

Já em 1941, fundou, juntamente com Fred Archer o “Sistema de Zonas”.

Este Sistema permitia não só a criação de imagens o mais fiel possível à realidade, como também, através do domínio das técnicas e dos materiais, e procedendo à manipulação dos resultados, a criação de novas imagens.

O “Sistema de Zonas” estabelece a relação entre dez escalas de densidades (do preto máximo ao branco máximo) com vários valores de luminosidade das cenas ou objectos que pretendemos fotografar.

Ansel Adams faleceu em 1984, em Monterey, Califórnia.»
Texto de "do arte".



Nevada Fall

COM A BOCA NO TROMBONE (5) – CONTRATOS ABUSIVOS

.
Depois da ProTESTE ter abordado os contratos dos fornecedores deste serviço, concluíram que o nº de clausulas abusivas que «não há um único documento satisfatório.» Então, os fornecedores de Internet actuam nesta linha:

- Linguagem técnica inacessível ao comum dos mortais, considerando que o consumidor é alguém com profundos conhecimentos de informática, apenas tem deveres e obrigações;

- Por outro lado, os fornecedores isentam-se de responsabilidades no que bem lhes interessa como, cortes prolongados na ligação e possíveis danos provocados no equipamento do cliente;

- Os fornecedores podem alterar as condições dos contratos dando pouco ou nenhum tempo de reacção aos clientes.

Estes são apenas alguns exemplos, e a ProTESTE garante que as ilegalidades são muitas.

Para finalizar, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, entidade reguladora do sector – deve intervir de uma forma célere por forma a corrigir esta situação, e se tal não acontecer o Ministro da Economia Carlos Tavares tem que actuar.

Na Segunda-Feira segue esta crónica em COM A BOCA NO TROMBONE (6) – PREÇOS ELEVADOS.

Na Segunda-Feira também retomo a crónica WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA.

"DIREITAMENTE" ANALISANDO

.
Ontem fez uma semana que ocorreu o atentado em Espanha. Inevitavelmente o resultado do atentado reflectiu-se nas eleições do passado fim-de-semana. A direita considera que o povo Espanhol vergou-se ao terrorismo. Que injustiça Sr. Luís Intestino Delgado…não terá sido uma argolada de todo o tamanho de Aznar?

MÁS COMPANHIAS

.
O presidente polaco diz que na questão do Iraque a Polónia foi “levada” pelas más companhias.

RETOMA

.
E como a retoma já está ao virar da esquina a Bombardier contribui com + 400 a 500.

quinta-feira, março 18, 2004

CÉLULA CULTURAL DO NELSU

.
Está a ser criada a célula cultural do Nelsu. Para já, esta área do Nelsu vai intervir no campo músical e fotográfico e deste modo, o nosso Consultor Musical T faz a sua primeira ingerência no Nelsu com…Franz Ferdinand.



«“ Ich heisse Superfantastisch! Ich trinke Schampus mit Lachsfisch! Ich heisse Su-per-fan-tas-tisch!», oh yeah ! “ Franz Ferdinand “ Darts of Pleasure “

São considerada uma das grandes revelações do rock alternativo britânico da actualidade, este quarteto de Glasgow formado por Alexander Kapranos – voz e guitarra; Robert Hardy – baixo; Nicholas McCarthy – guitarra e Paul Thomson na bateria. Com um nome sonante, Franz Ferdinand , era um Arqui-Duque Austro-Húngaro cujo assassinato deu origem á 1ª Guerra Mundial, têm vindo a ganhar a atenção dos media escoceses e ingleses desde 2003 quando editaram o 1º Ep “ Darts of Pleasure “ para a editora Domino. Lançado no início de Fevereiro deste ano, o álbum homónimo tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos, devido em grande parte ao single “ Take Me Out “ com um ritmo bastante energético e contagiante que com certeza muitos de vós já devem ter ouvido por aí. No entanto, de depois de uma audição atenta, este álbum de estreia tem muito mais para oferecer do que apenas esta música. Temas fortes são também “ Jaqueline “, “ Michael “ e “ Auf Asche “ embora todo o conjunto de 11 temas que o compõem seja bastante homogéneo. Aos ouvirmos este rapazes e sabendo a sua proveniência vêm-nos à memória bandas como os Orange Juice, Josef K e até mesmo os The Fall ou Joy Division. Confesso que não tenho parado de ouvir este disco desde que saiu e estou certo que será sem dúvida um dos obrigatórios nas listas dos melhores no final deste ano.»
Texto da autoria do nosso Consultor Musical T.

COM A BOCA NO TROMBONE (4) – VELOCIDADE POSTA À PROVA

.
Os resultados do estudo abordado no post anterior foi efectuado entre Outubro e Dezembro de 2003. Nada mais nada menos que 6000 participantes acederam com frequência ao site www.testenet.com, para testarem a sua velocidade de transmissão em várias alturas do dia.

O estudo continua, e se quiserem testar a vossa ligação de Internet e participar basta acederem ao site www.testenet.com, registarem-se, e medir as vossa velocidade de navegação e de download.

O resultado do meu primeiro teste foi, 200 kpbs (!!!??) de navegação e 412 kpbs de download, quando o meu fornecedor atribui-me 512 kbps. E o teste foi efectuado às 2.00 da manhã!!! É para um gajo ficar nas horas, não é? Segue em COM A BOCA NO TROMBONE (5) - CLAUSULAS ABUSIVAS NO CONTRATO.

COM A BOCA NO TROMBONE (3) – VELOCIDADE POSTA À PROVA

.
Vamos pegar na primeira acusação - velocidades inferiores às anunciadas.

A ProTESTE, criou um sítio na net (ver post seguinte, 4 naturalmente) para servir de base de a um estudo para medições de velocidade na NET. Neste estudo esteve envolvido um universo de 6000 utilizadores. Através deste estudo pode-se concluir que a média das velocidades está aquém do anunciado pelos vários fornecedores.

Resultados do estudo:

Fornecedor anuncia: 56 kbps;
Média de velocidade de download: 29 kbps;
Média de velocidade de navegação: 29 kbps.

Fornecedor anuncia: 128 kbps;
Média de velocidade de download: 109 kbps;
Média de velocidade de navegação: 109 kbps.

Fornecedor anuncia: 256 kbps;
Média de velocidade de download: 242 kbps;
Média de velocidade de navegação: 198 kbps.

Fornecedor anuncia: 512/640 kbps;
Média de velocidade de download: 312 kbps;
Média de velocidade de navegação: 266 kbps.

Fornecedor anuncia: 1024 kbps;
Média de velocidade de download: 479 kbps;
Média de velocidade de navegação: 444 kbps.

Uma vez que os resultados demonstram que a Banda Larga é a mais penalizada é importante sublinhar quais são os pontos fracos destes serviços, os quais os fornecedores deveriam informar, mas não informam:

Ligação por Cabo – A principal restrição deste serviço, é o facto da banda larga ser dividida por vários utilizadores da mesma zona. Logo quanto mais utilizadores a acederem à WEB, mais lenta será a navegação.

Ligação ADSL – As restrições são, nº de utilizadores ligados à mesma central telefónica, ao comprimento da linha (se o utilizador estiver a mais de 2,5 Km da central telefónica os efeitos na velocidade são dramáticos), e ainda à qualidade da linha. Segue em COM A BOCA NO TROMBONE (4) – VELOCIDADE POSTA À PROVA.

COM A BOCA NO TROMBONE (2)

.
Para prevenir o uso de anti depressivos, ansiolíticos, sedativos e hipnóticos, sou obrigado a pôr a boca no trombone.
Pois é, agora ninguém me segura, li um artigo na ProTESTE (Março 2004) sobre fornecedores portugueses de acesso à WEB com um título estimulante: “Navegação limitada, custos ilimitados!” Neste artigo encontram-se as seguintes acusações: velocidades inferiores às anunciadas, cláusulas abusivas nos contratos, preços elevados quando se ultrapassa o limite de tráfego, e assistência técnica ineficaz. Segue em COM A BOCA NO TROMBONE (3) – VELOCIDADE POSTA À PROVA.

COM A BOCA NO TROMBONE (1)

.
Sinto-me fodidissimo porque, nos últimos dias tenho sentido enormes dificuldades em aceder à WEB, n sites, o meu e os outros blogs têm estado enumeras vezes naquele estado “i – não é possível apresentar a página" (passo a redundância), e para além do meu blog ter perdido a ligação com o serviço de comentários, de estatística, e de imagens. Depois de ter confirmado com várias pessoas, e eu próprio ter feito um teste noutro fornecedor de serviço, só consigo depreender uma coisa: A CULPA É DO MEU FORNECEDOR DE BANDA LARGA O SAPO ADSL. Segue em COM A BOCA NO TROMBONE (2).

terça-feira, março 16, 2004

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (4.4.) – ESPAÇO DA BLOGOSFERA NA WEB

.
«A World Wide Web e o correio electrónico são as partes mais visíveis e utilizadas da Internet. No entanto, durante anos grupos enormes de utilizadores participaram activamente em fóruns de discussão, trocando informações importantes, conhecimentos dados, etc. Do mesmo modo, os chats, conversas on-line, obtiveram notoriedade, nomeadamente junto dos mais jovens, como espaços priviligiados para contactar e conhecer outras pessoas.» Fonte.

DESBUNDEI MYSTIC RIVER

.
Adoro filmes que me façam pensar, e que transponham a tela. Ontem foi o caso, assisti ao Mystic River. O filme centra-se num instante da vida de três putos, instante esse, que nunca os abandonará. A minha análise ao filme seria demasiado objectiva e escancarava já aqui o filme todo, prefiro deixar tudo em aberto para quem ainda não o viu - a exploração do conteúdo do filme está em aberto, escrevam-me.
Elenco composto por actores que gosto muito, Tim Robbins - Os Condenados de Shawshank - , Kevin Bacon – vi-o em n filmes -, Laurence Fishburne - Apocalipse Now, ah! Também em Matrix.
Acabou por me agradar mais o trabalho de homem traumatizado de Tim Robbins do que de Sean Penn. Durante o filme esqueci-me do nome do actor e só me lembrava do nome da personagem, DA…e no registo do cimento encontra-se todo o filme.


segunda-feira, março 15, 2004

PUTIN VENCE ELEIÇÕES NA RÚSSIA

.
Sob ameaça da abstenção tornar o acto eleitoral inválido, e de acusações pelos candidatos da oposição de pressão no processo eleitoral, Putin venceu com ampla diferença.

VOTO SENTIDO (4- RESULTADO DAS EGE)

.


PSOE - 42.64%
PP - 37.64 %
IU - 4.96 %
CIU - 3.24 %
PNV - 1.63 %

Aqui.

domingo, março 14, 2004

VOTO SENTIDO (3)

.
As primeira projecções das EGE:

«Com base nos dados da TVE, o partido de Zapatero obterá 41, 4 por cento dos votos, contra 36,9 do PP de Mariano Rajoy; os dados avançados pela Cadena Ser dão também a vitória ao PSOE, mas com uma margem ainda mais reduzida: 40,5 por cento contra 39,5 por cento do PP. A Telecinco inverte as posições dos principais partidos espanhóis e atribui a vitória ao PP, com 40,6 por cento, contra os 38,3 por cento dos socialistas.» (Fonte: Público)

«De acordo com a maioria das sondagens à boca das urnas, transmitidas pelos meios de comunicação social de Espanhas os socialistas do PSOE ganharam as eleições legislativas com 40,5 por cento dos votos.
Já o PP (Partido Popular), no governo, obteve, na sondagem da TVE e Cadena SER, 38,5 por cento dos votos.
Entretanto uma sondagem da Tele 5 dá a vitória ao PP.
Os atentados de quinta-feira resultaram numa reviravolta nas intenções de voto, que davam a maioria absoluta ao PP.»
(Fonte: TSF)

VOTO SENTIDO (2)

.
Volto atrás, o resultado de hoje nas eleições gerais espanholas não me é indiferente. O PP não pode vencer.

VOTO SENTIDO

.
O atentado de 11 de Março acabou por dar um significado muito especial às eleições gerais espanholas de 2004. Dificilmente, a tragédia de 4ª feira deixará surtir efeito nos resultados de hoje. Do ponto de vista político, embora considere premente desmascarar Aznar, o resultado é-me indiferente.

sábado, março 13, 2004

ESTA DOEU

.
POR FAVOR NÃO, NÃO FAÇAS ISSO, NÃO,...NÃO...NÃO...N Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O...acredito. ; - ))))

sexta-feira, março 12, 2004

A BESTA, DIABO, 666, SATANÁS, DEVIL, SATAN, BEAST



«Um comunicado atribuído à Al-Qaeda foi enviado ao jornal "Al Quds al-Arabi", sedeado em Londres, reivindicando os atentados desta manhã em Madrid em nome da organização terrorista de Bin Laden.» Jornal Público.

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (4.3.) – ESPAÇO DA BLOGOSFERA NA WEB

.
«Numa segunda fase, a passo com o aparecimento de editores de HTML (que tornaram ainda mais acessível a criação de páginas), surgiram também novas e mais complicadas linguagens de programação para a WWW.» Fonte.

E já agora a fase actual:

«O aumento de largura de banda, o acesso de cada vez mais utilizadores e o surgimento dos conceitos de webdesign bem como a necessidade de sítios mais completos, transformaram completamente a tarefa de construção de páginas na Internet.» Fonte.

MAIS UM 11 PARA HISTÓRIA DO TERRORISMO (2)

.
Ontem na minha primeira intervenção sobre este acontecimento prometi uma análise mais fria e mais segura para não incorrer em erros de coração.
Vou usar o comentário do Major Alvega ao Post - Actualização III - do DO –Barnabé – para exprimir o que penso sobre tudo isto neste preciso momento.

«Daniel, sinceramente acho que te estás armar em anjinho com as dúvidas ETA/Al-Qaeda, e fico com a impressão que pertences ao staff do Zé Maria. Já todos sabemos que estás sensibilizado com o que aconteceu em Madrid, aliás todos estamos, mas que isso não te afecte o discernimento. Há hora das tuas dúvidas sobre a autoria do atentado, já existiam fortes indícios que apontavam que esta foi mais uma obra de Bin Laden. Bem, mas vamos ao que interessa, e escrevo este comentário para expor o meu ponto de vista, sendo contudo meramente especulativo:

1.As autoridades Espanholas, poucas horas depois do atentado dava como certa a autoria desta acção terrorista à ETA, e continua a fortalecer esta tese. Precipitado, não? Qualquer pessoa com um pingo de bom senso não atira sem certeza;

2.A ETA desde cedo refutou a acusação. Estranho. Se uma organização terrorista coordena um atentado porque não há de assumi-lo?

3.Segundo os especialistas, a forma de operar não é da ETA - O alvo do ataque foi civil, com o objectivo de matar uma grande quantidade de pessoas;

4.A inevitável colaboração da ETA com a Al-Qaeda para organizar este atentado parece-me extremamente forçada. Mesmo tendo consciência que o sub mundo terrorismo faz qualquer tipo de alianças, creio não ser imprescindível a cooperação entre ambas as organizações para que o ataque chegasse a bom porto. Para rebater este ponto eu pergunto, qual foi a organização terrorista Norte Americana que colaborou com a Al-Qaeda no 11 de Setembro?

Então concluo o seguinte, desde os primeiros momentos tive convicção que a Al-Qaeda construiu este ataque, e o desenrolar dos acontecimentos fortaleceu cada vez mais esta minha hipótese, e considero que é muito importante confirmar os autores deste atentado, primeiro para condenar os responsáveis, segundo para analisar o comportamento do Governo Espanhol perante esta catástrofe. Porquê analisar o comportamento do Governo Espanhol? Porque se a ETA não encabeçou este atentado, será fácil depreender que perante a chacina, o Governo de Aznar calculou os danos eleitorais que este ataque poderia causar ao seu Partido, e não teve pejo em usar a ETA para resolver este problema. Em simultâneo, a solução do problema prioritário, ajuda a resolver o problema secundário que é o combate ao terrorismo interno perpetrado pela ETA.

P.S.: Quero esclarecer que este debate em torno dos culpados directos e indirectos não está no plano ideológico. Se a minha antevisão estiver correcta, tanto me faz que a demagogia Aznar tenha servido a esquerda ou a direita. O que importa agora são as pessoa que perderam a vida, as sequelas físicas e psicológicas dos sobreviventes, e as família e amigos destas vítimas, e para estes tanto faz que tenha sido a Al-Qaeda ou a ETA, para eles, o principal problema reside na perda.»
Major Alvega.

quinta-feira, março 11, 2004

QUASE NUNCA A VERDADE É O MELHOR CAMINHO

.
Não me agrada esta verdade mas, é verdade.





Obrigada, Patrícia.

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (4.2.) – ESPAÇO DA BLOGOSFERA NA WEB

.
«A construção de páginas, numa primeira fase, simples espaços com textos ordenado e algumas imagens, estava reservada a quem tivesse conhecimentos de HTML, a linguagem de programação utilizada para criar os ficheiros que, quando vistos num browser, revelam a informação e o formato previamente definidos.» Fonte. Ainda hoje a segunda fase.

MAIS UM 11 PARA HISTÓRIA DO TERRORISMO

.
Doe-me tanto este como o de Karbala, Moscovo, Nova Iorque, …simplesmente por proximidade geográfica o som foi mais audível que o dos anteriores, consequentemente senti-o com maior intensidade. Para além do anterior comentário, faço a ressalva para o facto das autoridades Espanholas e da generalidade das fontes noticiosas apontarem a ETA como autora do quádruplo atentado. Ouço na rádio – Antena 1 - desde manhã que a ETA nega a sua autoria neste atentado.
Por respeito às vítimas, e porque a poeira ainda está no ar, só comentarei este caso mais tarde – hoje pouco provável, talvez só amanhã.

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (4.1.) – ESPAÇO DA BLOGOSFERA NA WEB

.
«Subjacente à criação da Internet esteve a necessidade de comunicar e trocar dados e informações entre diversos computadores. Desenvolvida com fins militares, num projecto financiado pelas forças armadas dos EUA, a Internet transformou-se num enorme democrático espaço de conversa.» Fonte. Esta leitura partilhada continua ainda hoje.

11 DE MARÇO DE 1975

.
«Divisões profundas entre oficiais do MFA. A ala spinolista é levada a tentar um golpe de estado. Insurreição na Base Aérea de Tancos e ataque aéreo ao Quartel do RAL1 . Fuga para Espanha do General Spínola e outros oficiais. Reforço da capacidade de intervenção do COPCON chefiado por Otelo Saraiva de Carvalho.» Aqui. E toda a cronologia da tentativa de golpe de estado nesta ligação.



terça-feira, março 09, 2004

ADEUS WINDOWS

.
Computador com CPU chinês pode ser vendido por apenas US$250 (aproximadamente 250 Euros, ou 50 Contos) !!!!! Sistema operativo LINUX embebido no material. Disseram-me aqui, e confirmei ali.

CAVACO VAI A JOGO

.
Ao inquério destes lados sobre o tabu de Cavaco, pergunta-se: ele avança, ou não avança? A minha resposta é: “penso eu de que” sim.

A sua falta de tempo para a família e o seu desentendimento com os barões do PSD, parecem ser o mote para a integridade que pretende transmitir aos fregueses. Os barões tenham paciência mas, ao contrário da economia esta estratégia parece ter retorno – ou retoma como queiram.

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (4) – A ESTRUTURA DA MINHA SÍNTESE

.
Esta será a estrutura da minha síntese, a qual poderá sofrer algumas alterações ao longo do tempo, tudo poderá depender da minha própria evolução e/ou retorno dos leitores obviamente também será importante para esta evolução. A estrutura é:

1.Qual o espaço da Blogofera na Web;
2.Definição de weblogs/blog;
3.Origem dos termos weblogs/blogs;
4.Caracterização de weblogs;
5.Composição destas páginas;
6.Porquê criar um blog?;
7.História dos weblogs.



A Capa de "Weblogs - Diário de Bordo"

VENEZUELA – ASSINATURAS INSUFICIENTES PARA REFERENDO (2)

.
A resposta de Vítor Soares ao post “VENEZUELA – ASSINATURAS INSUFICIENTES PARA REFERENDO”:

«Após ter lido o artigo da "TSF" que parece preconizar uma difícil mas possível saída airosa
para a política de Chavez, eu, sem pretender fazer futurismo penso que ele só poderá ser bem sucedido quando conseguir eliminar da Venezuela todos os interesses económicos e políticos dos saudosistas do poder extinto.
É que dentro e fora do país mexem-se ainda muitos cordelinhos com o sério apoio dos states.
Em minha modesta opinião a política do actual presidente nunca será um sucesso enquanto a esmagadora maioria da população venezuelana não sentir na pele o progresso, bem-estar social segurança e justiça com pão e educação para todos. Por enquanto este "status" continua a ser uma miragem para a esmagadora maioria dos venezuelanos.»


Por mais que gostasse não consigo prever uma saída airosa de Chavez, por muito competente que seja – não sei se é se não – a luta contra uma média/grande Burguesia - embora minoritária mas extremamente musculada - é desigual. Será muito difícil atingir os objectivos Socialistas - «o progresso, bem-estar social segurança e justiça com pão e educação para todos» enquanto esta burguesia for suportada por uma conjuntura Internacional de feição», porque a conjuntura internacional está claramente a favor da minúscula Burguesia Venezuelana.

«Enquanto isto se desenrola no dia a dia o enorme potencial petrolífero do país contínua cada vez mais a aguçar o apetite devorador do vizinho do hemisfério norte.»
Todos nós sabemos disto, mas gostava de fazer um pequeno reparo, aqui não é uma questão de apetite cada vez mais aguçado, o problema é que o cão tinha o osso cheio de carne e alguém o tirou. Imagina só.

«Aguardemos pelos próximos capítulos deste bonito e riquíssimo país com mais de 90% de pobres.»

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (3) – CRIAÇÃO DE UMA MASSA CRÍTICA A NÍVEL MUNDIAL

.
O maior estimulo para avançar com esta síntese ao livro “Weblogs – Diário de Bordo”, foi este fragmento:

«Seja como for, com esta atitude, os Bloggers estão a contribuir para a criação de uma massa crítica a nível mundial. É como se uma conversa se tivesse iniciado e vários participantes fossem dando o seu contributo. Quem chega pode facilmente participar e contribuir…»



Foto - Contributo de Pascal Renoux, por esta via.

PORQUÊ 8 DE MARÇO?

.
Ontem foi o Dia Internacional da Mulher. Para estes lados ninguém perde a oportunidade de festejar o S. Valentim. Mas sem querer ser repetitivo...repetitivo...repetitivo é fácil percebermos que o dia dos namorados é uma tanga se o comparamos com o Dia Internacional da Mulher. Nota: nós também não nos lembrámos!!!

sábado, março 06, 2004

SANTANA NO SEU ESPLENDOR

.
Reparem como é diferente a conduta de duas instâncias para o mesmo caso – CMP, CML.

«A vereadora Helena Lopes da Costa, eleita pelo PSD, escreveu aos professores do município pedindo "a melhor colaboração" para indicarem dois alunos, "um rapaz e uma rapariga", para serem sorteados entre os representantes das escolas do primeiro ciclo do ensino público de Lisboa. O objectivo é seleccionar cinco crianças, entre os seis e os dez anos, para participarem na iniciativa "Acompanhantes de Futebol McDonald's", promovida pela multinacional dos hambúrgueres enquanto patrocinadora do Euro 2004, e concretizarem o "sonho" de assistir a um jogo e entrar em campo com os seus heróis do Campeonato Europeu de Futebol.
Os representantes de cada escola, entre outras condições apontadas na carta assinada pela vereadora, não podem "possuir deficiência física ou mental em virtude da necessidade de acompanhamento especial (pedido do McDonald's)" e têm de "ter bom aproveitamento escolar" e pertencer a uma família "cuja situação sócio-económica não permita assistirem ao vivo a qualquer jogo do Euro 2004". Cada escola, acrescenta a missiva, procederá "à selecção dos candidatos da forma que considerar mais justa".»


Quando confrontados com a questão a CML, reagiu assim:

«"Se tivesse reparado não tinha assinado".
Helena Lopes da Costa admitiu ontem que, quando assinou a carta preparada por uma sua assessora, não se apercebeu de todas as condições impostas pela McDonald's. A autarca concordou que "não faz sentido" limitar a participação de crianças por serem portadoras de deficiência e acrescentou que, "se tivesse reparado [naquela condição] não tinha assinado o documento". A vereadora argumentou que a empresa promotora invocou normas da UEFA para limitar a entrada de crianças deficientes nos campos e que, sendo assim, será hoje comunicado às escolas que o município não participa na iniciativa.»


…senhora vereadora, continue que eu estou a gostar.

Por sua vez a CMP reagiu assim:

«A Câmara do Porto, segundo revelou ontem à Lusa Agostinho Branquinho, responsável do município pela ligação ao Euro 2004, recusou a proposta da cadeia de "fast food": "Ficámos chocados com a existência desse critério perfeitamente infame de discriminar deficientes, numa tese nazista em que só falta dizer que as crianças têm de ser todas loiras, altas, de olhos azuis e sem defeito".»

Que Santana Lopes é subserviente, e incute um espírito bajulador à sua equipa já nós sabíamos, mas tanto não. Ainda bem que assim é, dissipa dúvidas a quem as tem, na escolha de PSL para Presidente da República. Notícia completa aqui.

sexta-feira, março 05, 2004

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (2)

.
Na dificuldade de responder a algumas questões que me colocam - por exemplo o que é um blog? O que é a blogosfera? Qual a diferença entre um blog e uma página da Web? Qual a origem do termo blog? – vou dissecar e publicitar este livro para tornar mais claro o que é esta comunidade que aumenta exponencialmente. Será uma breve análise que vou começar a publicar a partir da próxima Segunda-Feira.
Este meu trabalho vai-se focar nos 2 primeiros capítulos do livro:

1.O que são Weblogs?
2.Breve história dos Weblogs.

No entanto, passo a lista dos restantes capítulos para que quiser desenvolver o tema:

3.Como criar e manter Weblogs;
4.Criação de comunidades e interacção com os públicos;
5.Os Weblogs no campo do jornalismo;
6.Weblogs no campo das empresas e dos negócios;
7.Weblogs como ferramentas de ensino.

Nos anexos ainda se podem encontrar:

1.Dicas de HTML;
2.Sites Importantes;
3.Weblogs Inspiradores.

Segunda - Feira: WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (3)

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (1)

.
Acerca de uma semana atrás comprei o livro WEBLOGS – DIÁRIO DE BORDO, de Elisabete Barbosa, e António Granado – apresento os dados dos autores aqui e aqui, e com um pouco de sorte também teremos a sua participação, na façanha que me proponho que é: responder às vossas questões mais frequentes - ler WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (2).

PUTO VALENTE

.


O futebol não é um dos temas base deste Blog, mas os meus dedos querem atacar compulsivamente o teclado e assim cabbbuuuuuummm…eu sempre o disse, este puto se não é, será o melhor Guarda-Redes Nacional. Esta não é a melhor altura para fazer a comparação, mas não resisto. O trabalho do Moreira é bem diferente do de Vítor Baía, já percebem a escolha de Scolari? Se o Moreira não for ao Europeu, porque raio há de ir o pintas do Vitinho?

TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS - SUSPEITA

.
Um conjunto de monstros intocáveis deambulam na zona Mampula, uma questão que as próprias autoridades Moçambicanas não conseguem explicar, e inclusive atrapalham-se. Cheguei aqui por aqui. Também ver isto e isto.

HOTSPOT (3) - VENEZUELA

.
Na Venezuela mantém-se a mesma toada, a oposição apoiada pelo Império usa todos as armas para desacreditar o governo Bolivariano - aqui.

HOTSPOT (2) - IRAQUE

.
Mohamed Bahr al-Uloum reduz o número de mortos de ontem relativo ao atentado de Terça-Feira para 181, o mesmo número que a Coligação atribuiu depois de um pequeno ajuste. Entretanto, houve um novo ataque em Bagdad a uma infrastrutura, o qual resultou em 3 mortos. Tudo isto aqui.

HOTSPOT (1) - HAITI

.
«Haiti - Adital - Depois de uma onda de violência, desde ontem, dia 03, as ruas de Porto Príncipe estão um pouco mais tranqüilas, já que os rebeldes entregaram suas armas por orientação dos Estados Unidos. Porém, ainda há muito para ser reconstruído. A ajuda tem chegado aos poucos de vários países, traduzida em forças de paz que serão enviadas pelo Chile, a partir de segunda-feira, doa 08. onde um total de 336 efetivos militares estarão em missão por 90 dias. Brasil, Argentina e países do Caribe também enviarão tropas. São muitos os feridos depois de semanas de conflito e Cuba contribuirá mantendo seus médicos nos hospitais e localidade remotas do Haiti.»

HAITI (2 - FINAL)

.
A restante história do país do Caribe - Haiti -, até à contemporaneidade.

quinta-feira, março 04, 2004

ELISABETE BARBOSA

.
É a criadora do weblog Jornalismo Digital, publicado desde 27 de Fevereiro de 2002, e uma das responsáveis pelo surgimento do weblog colectivo Jornalismo e Comunicação, especialização em Jornalismo da Universidade do Minho.
Recentemente, participou na organização do I Encontro Nacional sobre Weblogs, que decorreu na Universidade do Minho. É responsável pelo Blogclipping, que reúne notícias sobre a blogosfera publicadas em Portugal e participa num weblog sobre música chamado Intervenções Sonoras - Fonte, livro "Weblogs, Diário de Bordo".

ANTÓNIO GRANADO

.
É jornalista de ciência no Público e autor do weblog Ponto Media, criado a a2 de Janeiro de 2001. Assistente convidado da licenciatura em Jornalismo da Universidade de Coimbra desde 1996, António Granado criou recentemente o sítio PhDweblogs.net, um apontador de weblogs relacionados com a investigação científica, que funciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - Fonte, livro "Weblogs, Diário de Bordo".

SEMPRE IMPRESSIONANTE

.


Um baleia com 12 metros apareceu morta na praia de Guangxi, China. São mais de 20 toneladas.

RASTILHO

.
«O jornalista palestiniano Khalil al-Zaben foi assassinado a tiro ontem de manhã na Cidade de Gaza, fazendo temer a multiplicação de ajustes de contas e a eclosão do caos após a anunciada retirada israelita. Era conselheiro de Yasser Arafat, membro importante da Fatah e dirigia um jornal de assuntos palestinianos e direitos humanos. As primeiras suspeitas recaem sobre facções da própria Fatah. » Notícia completa.

quarta-feira, março 03, 2004

LEMBRAS-TE?

.
Lembras-te disto, e disto? Bem, fica para a próxima. Fica esta bela fotografia, e este artigo acutilante do BSP. Para mais informação: um dos projectos de lei discutidos na AR - ler pontos ao fundo da página, muito sintético e nada complicado.

VENEZUELA – ASSINATURAS INSUFICIENTES PARA REFERENDO

.
Das 3 milhões de assinaturas recolhidas pela oposição apenas 1,8 milhões são válidas. A Comissão Nacional de Eleições dá 2 dias para a reconfirmação das restantes assinaturas. As entidades internacionais que acompanharam o processo de validação das assinaturas, contestam. Washington aperta o cerco. Tudo isto "temperado" com manifestações nas principais cidades Venezuelanas, e com vítimas mortais, claro. Fonte TSF.

O HOMEM DE QUEM SE FALA

.


Perfil de Abu Musab al-Zarqawi aqui.

EUA JÁ TÊM SUSPEITO PARA O ATAQUE DE ONTEM

.
Uma carta encontrada num disco de computador despoleta a teoria que Abu Musab al-Zarqawi membro da Al-Qaeda, é o cérebro do múltiplo atentado suicida de ontem no Iraque.
Mas existem outras teorias, por exemplo a teoria do interesse de várias partes em instigar o conflito. Segundo Dr Youssef Choueiri professor da Universidade de Exeter, quem escreveu a carta encontra-se no quadro do conflito entre as duas principais forças religiosas Iraquianas, Xiitas e Sunitas.


NÚMEROS DÍSPARES

.
O múltiplo ataque suicida de ontem em Bagdad e Karbala cifrou-se em 271 mortes, informa a Autoridade Iraquiana. Os Oficiais Norte-Americanos saldam-no em 117 mortes.

HAITI

.
Um pouco da história do Haiti: quem, como, e quando foi criada a nação Haitiana. Quais as interferências dos países colonizadores - Espanha, França, EUA - no seu processo de independência.

E DESLIZO... - LA AMBRE DE VOTOS PUEDE LLEVAR A SANGRE (3)

.
Quantas assinaturas são precisas para um contra referendo.


E DESLIZO...- OS INVISUAIS TAMBÉM PODEM JOGAR XADREZ

.
O invisual G. Desaiah num jogo de xadrez. No sul da Índia está a decorrer um torneio para invisuais (Fonte RTP).


E DESLIZO... - LA AMBRE DE VOTOS PUEDE LLEVAR A SANGRE (2)

.
Perdoem-me se houver erros de Castelhano.

Este referendo é um acto desesperado da oposição, porque Chavez gradualmente vai controlando o principal recurso natural, e consequentemente a economia, e consequentemente o sistema de saúde e educação. (ler texto da World Press)

«(…)Chávez has gotten his own way in many respects.(…)»

«(…)Now, the forecasts for 2004 put Venezuela in first place for economic growth on the subcontinent, at a rate near 7 percent.(…)»

«(…)Moreover, the huge amount of money that the government has available provides a lot of maneuvering capability to win back part of the popularity it has lost. The president’s friends point to at least two specific programs. One is “Barrio Adentro” (“Getting inside the [poor] neighborhoods”), in which disadvantaged people are being treated by physicians for the first time in their lives—except that, to the opposition’s horror, the volunteers are Cuban and said to be indoctrinating their patients. The other program is a set of plans intended to broaden the coverage of the educational system.(…)»

E DESLIZO... - LA AMBRE DE VOTOS PUEDE LLEVAR A SANGRE (1)

.
A oposição Venezuelana não reúne o número suficiente de assinaturas para convocar o referendo, seriam necessárias 2,4 Milhões de assinatura, mas só reuniram 1,8 Milhões. No entanto mais 800.000 estão a ser analisadas pelo CNE - Fonte.

O apoio do povo Venezuelano a Chavez é evidente, ver aqui e aqui.


terça-feira, março 02, 2004

E DESLIZO

.
E porque a inércia é mesmo dura de vencer a velocidade mantém-se e não consigo sair do Granma e actualizo a situação de Israel, e estou pronto escrever que: o Tribunal Supremo Israelita suspendeu a construção do muro que isola o Estado Palestiniano.
«A decisão foi devida a reivindicações de organizações pacifistas israelenses e árabes que vivem em Israel, após a brutal repressão sionista a recentes manifestações palestinas contra a construção da barreira, com saldo de vítimas elevado». Para comemorar o facto, o poder sionista continua a matar através das forças armadas Isrealitas, é assim mesmo vão no bom caminho!

APROVEITO O EMBALO

.
A inércia é dura de vencer e aproveito embalo para actualizar a situação no Haiti.
Boniface Alexander é o presidente interino do Haiti desde Domingo passado. A Administração Norte-America correu com o Aristede, e com Franceses e Canadianos asseguram a segurança deste país das Caraíbas.

DUAS FACES DE CUBA

.
A partir de hoje o Nelsu tem mais dois recursos informativos, nada mais nada menos as duas faces de Cuba:
1.Granma International – Órgão noticioso do governo Cubano;
2.Cuba News – Serviço noticioso independente de Cuba.
Descobri no The Guardian.

DIA SANGRENTO NO IRAQUE

.
O dia mais sangrento no Iraque desde a queda de Saddam Hussein e daqui depreendo duas coisas:
1. Embora considere licita a resistência armada contra a Ocupação Norte-Americana, esta está a ser coordenada pelo por gente com uma profunda falta de sanidade mental. Ao que parece foi a Al-Qaeda que despoletou este ataque suicida consertado.
2. Também é importante perceber que a Administração Norte Americana abriu a Caixa de Pandora sem saber o que estava a fazer. Eis a confirmação daquilo que já se percebia há muito tempo.

PERGUNTA DIFICIL DE RESPONDER

.
Alguém levantou a pergunta: Quando e como nasceu o sistema solar? Certamente uma pergunta difícil de responder mas, seguramente um dia terá resposta. Quando e como ninguém sabe mas tinha-se que começar por algum lado. A ESA propôs-se a esse objectivo e para isso lançou a Rosetta vejam bem.

segunda-feira, março 01, 2004

ESTE É DOS MEUS, DE CERTEZINHA!!!!

.
Ler a quadra de retrete nesta ligação lá no final do post (+1x no Abre-Latas).

PALAVRÕES NÃO RUI

.
Não, isto não tem nada haver com o Rui. Estou apenas a utilizar a máxima do Pipi para fazer uma simbiose de Português com Russo. É …« que em russo “khui”(rui) significa literalmente “caralho”...»

SANTANA É PRIORITÁRIO. DESCULPEM, MAS TAMBÉM ESTOU A ACORDAR.

.
«A LUSA refere uma sondagem do Eurobarómetro, segundo o qual os portugueses são, a seguir aos britânicos, os europeus que estão menos entusiasmados para votar nas próximas eleições europeias de 13 de Junho próximo.
Estando a agenda da comunicação social demasiado preenchida com o umbigo de Santana, é lógico que a maioria dos portugueses ainda não se apercebeu de que dentro de quatro meses haverá eleições para o Parlamento Europeu.
Ensimesmados no seu mundo de província, os partidos nem sequer anunciaram as suas listas.»

Estão perceber o que é sentido de prioridade?
Este Fragmento foi amarfanhado ao Abre-Latas o qual conheci pelo Cruzes porque este linkou o outro por o outro comentar uma notícia da agência LUSA, estão a perceber????? Desculpem mas ainda estou atordoado.

A BLOGOSFERA É UM FRENESIM

.
Na sequência do Post anterior recebi um e-mail do Marco com uma curta, assim:

«isso é k é trabalhar...»

Se consideras isto rapidez no gatilho, então repara na hora que estes 4 foram editados. Isso, este, este, este, e este. Como vês o meu nem sequer dá para pódio.

O PLENO DO SENHOR

.
Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei fez o pleno vencendo 11 Óscares em 11 Nomeações ou seja, foi o melhor nas seguintes categorias: Direcção Artística, Melhor Guarda-Roupa, Caracterização, Som, Banda Sonora, Montagem, Canção Original, Argumento Adaptado, Realizador, e Filme.
Ainda não vi qualquer filme desta trilogia, e pergunto o que terei perdido? Mas hei-de ver os 3, está prometido.
Mystic River arrecadou 2 Óscares, Tim Robbins como melhor Actor Secundário e Sean Penn como melhor Actor Principal.
Master and Commander venceu 2 Óscares, o de Sonoplastia e o de Fotografia, neste Russell Boyd bateu o Português Eduardo Serra, Director Fotográfico de A Rapariga Com Brinco de Pérola.
Lost In Translation venceu o Óscar de Melhor Argumento Original.
Monster, venceu o Óscar de Melhor Actriz Principal, Charlize Theron.
Cold Mountain, venceu o Óscar Melhor Actriz Secundária, Renée Zellweger.
Vencedor do Melhor Filme Estrangeiro foi, As Invasões Bárbaras, filme do Canadá.
Vencedor do Melhor Documentário, The Fog of War.
Vencedor do Melhor Documentário Curta-Metragem, Chernobyl Heart.
Vencedor da Melhor Animação, À Procura de Nemo.
Vencedor da Melhor Animação Curta-Metragem, Harvie Krumpet.
Vencedor da Melhor Curta-Metragem, Two Soldiers.
And the last but not the least, Blake Edwards >“(…)um dos mais multifacetados protagonistas da história do cinema norte-americano. Foi actor, realizador, argumentista e produtor (…)” foi o vencedor do Óscar Honorário de 2004. Lembram-se dos filmes da Pantera Cor de Rosa?



A partir desta noite as minhas prioridades cinematográficas estão estabelecidas da seguinte maneira, Lost In Translation, e Mystic River, e depois com tempo hei-de ver a Trilogia do Senhor, A Rapariga Com Brinco de Pérola, e Cold Mountain.