terça-feira, março 08, 2005

08 MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Antes que se torne num alvo do impulso consumista, aqui está o verdadeiro significado de um dia crucial na história da emancipação da mulher.

Porquê?
«Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.»

O que se pretende assinalar?
«Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.»[Fonte-Aqui]

2 comentários:

Anónimo disse...

Ok, ok isso começa a ser repetitivo ( o ano passado a paleio era o mesmo, não ).... viva então o dia da mulher....

Anónimo disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Já tive o cuidado de me dirigir ao nosso arquivo de 2004, e não foi exactamente o mesmo. Agora pergunto, o que será mais repetitivo? Feliz Natal? Bom Ano Novo? Parabéns a você? Boa Páscoa? Não é repetida vezes sem conta a origem da merda desse Santa-Claus, que de santa tem pouco ou nada. Eu quero é que o Santa-Claus se f#$%&"da! Não vês todos anos o música no coração? Todos os anos a mesma merda de lenga-lenga, f%&$#"da-se!!Ainda hoje falei com pessoas que não sabiam a origem deste dia, e daqui 50 anos se ainda tiver força nos dedos [ou dedos], e copiar esta história, vou informar.

Esta gente morreu por ter tido a coragem de se elevar, e tornando-se simbolo de uma causa justa, a qual levou ao bem estar social de muita gente[ainda longe de ser toda].
Desculpa o meu azedo, mas olha que,que,que ... fooooooooooda-se.

Ass.: Major Alvega.