quarta-feira, outubro 05, 2005

COPIADINHO E SEM VERGONHA NENHUMA

[...] «FALTA DE MEMÓRIA ...

... É o nosso grande mal. É extraordinário como a homenagem de ontem do Presidente da República aos prisioneiros do Tarrafal passou completamente despercebida. Em qualquer país que vivesse um bocadinho melhor consigo próprio este acontecimento teria sido transformado, no mínimo, num dia de reflexão nacional.

[...] Nestas alturas, a comunicação social está sempre à mão para servir de bode expiatório do nosso desconforto com a nossa própria História. Mas não tenhamos ilusões: se estes acontecimentos são quase ignorados, não é porque os jornalistas não lhes dão importância; nós, enquanto povo, é que os usamos apenas como descarga da nossa má consciência; não os assumimos, queremos que passem depressa; frequentemente, tornam-se em exercícios fúteis e indignos. [...] Aqui

3 comentários:

Carlos Ramos disse...

Está escrever palavras que eu nunca escrevi. A minha opinião sobre Fidel Castro ou até Béria é muito mais isenta que a vossa.

Um facto histórico que lhe possa ter escapado, «Fevereiro de 1956 - Kruchev faz um discurso durante o 20º Congresso do Partido Comunista, em que denuncia o governo ditatorial de Stalin e o culto de sua personalidade.»
Em: BBC.

Carlos Ramos disse...

1. Obliterar

do Lat. obliterare, apagar


v. tr.,
fazer desaparecer pouco a pouco;

apagar insensivelmente, deixando vestígios;

Med.,
obstruir;

tapar;

fechar;

fig.,
fazer esquecer;

fazer desaparecer a ideia de;

cair em desuso;

dissipar;

v. refl.,
atrofiar-se;

perder pouco a pouco a energia, a actividade, o entendimento.

© 2005 Priberam Informática. Todos os direitos reservados ;


2. ;))) Se obliterei foi sem querer;

3. [...] «Mas continuo a achar que não é este discurso SECRETO que branqueia anos e anos de repressão, violência e genocídio (ucranianos, tártaros, etc.).»
[...] A ideologia por si só, está ilibada de qualquer adulteração;

4. Não a sua cartilha é bem melhor que a minha, até porque aprendeu aquilo que é conveniente aprender.

Carlos Ramos disse...

O PCP está de parabéns, pois claro!! A extrema-unção nunca mais acaba. Magnífico trabalho camaradas de Ovar e todo o país. E viva o morto!!!