segunda-feira, novembro 01, 2004

GOSTAVA DE SER POBRE POR UM DIA, PORQUE TODOS OS DIAS É F%#&ODA

Nos últimos dias, a pobreza e a exclusão social em Portugal, foram notícia em diferentes órgãos de comunicação social, trazendo à tona dados de uma dura e cruel realidade, que atinge em Portugal, 23% da sua população, mais de dois milhões de portugueses, sendo eles homens e mulheres, crianças, jovens ou idosos.
São apontadas como causas para este problema: o desemprego, os baixos salários e reformas, a toxicodependência e o alcoolismo, a que se juntam outras, como as deficientes condições de habitação, a dificuldade no acesso à saúde ou á segurança social. São causas imediatas, em que por vezes muitos coincidem, o mesmo já não sucede na identificação das causas mais profundas que as originam e menos ainda nas formas de combate para a sua erradicação.
Estamos perante visões distintas sobre a pobreza e a exclusão social!

Portugal é o país da União Europeia, onde é maior o fosso entre ricos e pobres; onde 20% da população recebe 5.0% do rendimento líquido, enquanto outros 20% recebem 44.9% desse mesmo rendimento.
Esta é a visão distinta, daqueles que continuam a considerar e a tudo fazer, no sentido de continuar a existir pessoas que não têm direito a ter direitos, e ainda menos, que lutem por ter acesso a esses direitos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ESTUDANTES DO SUPERIOR SAEM À RUA, CONTRA AS PROPINAS. LISBOA 4 DE NOVEMBRO
CONTRA AS PROPINAS

REVOGAÇÃO JÁ!

MANIFESTAÇÃO NACIONAL - LISBOA 4 DE NOVEMBRO.

A EDUCAÇÃO É UM DIREITO NÃO É UM PRIVILÉGIO!

CONTRA AS PROPINAS LUTAR, LUTAR!



http://pasquimdaterra.blogspot.com/