quarta-feira, junho 01, 2005

REGIÃO DA RAIA CENTRO NORTE [I] – IMAGENS

[30Maio2005]

Image hosted by Photobucket.com

O filme "A sombra dos abutres" de Lionel Vieira [também ele Mirandês] apresentou-me estes cenários, não quis deixar de lá ir, e ver "in loco".
É difícil, encontrar algo tão inóspito, singular, no nosso território. As imagens seguintes foram tiradas mesmo ao lado de Miranda do Douro, concretamente em S. João das Arribas, área do Parque Natural do Douro Internacional.

Image hosted by Photobucket.com

O próprio Lionel Vieira confirma-o nesta entrevistas:
- Qual é o tema do filme?
- Passa-se na última década do antigo regime e situa-se nas minas do volfrâmio, já gastas, em Trás-os-Montes. Os protagonistas são um mineiro e um pastor, dois homens que se descobrem numa fuga, que descobrem do que são capazes e não são capazes. Há um «pide» que lhes dá caça e tudo termina em Espanha, numa ponte, num décor fantástico [Link].

Image hosted by Photobucket.com

Fico sempre com a sensação que a fotografia nunca exprime verdadeiramente o meio envolvente. Fico quase sempre desapontado com a comparação entre o que observo pela objectiva da câmara, e o resultado da fotografia. Sobretudo se forem fotografias panorâmicas. Talvez por limitação fotógrafo.

Image hosted by Photobucket.com

ESTAS + OUTRAS IMAGENS

Imagem 01 – afagar o ego [Link]
Imagem 02 – majestoso [Link]
Imagem 03 – majestoso [Link]
Imagem 04 – majestoso [Link]
Imagem 05 – majestoso [Link]
Imagem 06 – puro [Link]
Imagem 07 – [Link] Lá bem ao fundo - Embora se use um elemento [neste caso, o meu amigo "Jaquim"] para evidênciar a diferença de nível entre o ponto onde me encontrava e o plano do rio, assim como a imensidão do cenário, esta é claramente daqueles casos em que a fotografia não demonstra a realidade. O desnível entre o ponto onde tiro a fotografia, e o plano do rio são aproximadamente 200m, e com muito vento à mistura ... brrrr ... nada como lá estar e sentir.

Sem comentários: