quinta-feira, dezembro 29, 2005

THE AMERICAN DREAM - CUBA – XXX

De 08 a 12 de Agosto de 2005 «Año de la Alternativa Bolivariana para las Américas» - Bayamo, Sierra Maestra tão perto e tão longe [$$$].



1. Quando me dirigi para a cidade de Bayamo só tinha uma intenção, informar-me como, quando, e por onde chegar ao Gran Parque Nacional Sierra Maestra, berço da Revolução Cubana. O percurso seria o seguinte, partir de Alto-Naranjo chegar ao Pico Turquino e daí saltar para o lado de lá da Sierra Maestra acabando em Las Cuevas com visão para o Mar das Caraíbas, tudo isto duraria 3 dias a pé.
Assim que cheguei a Bayamo obtive a informação que o Parque nacional estava "Cerrado" devido aos danos provocados pelo furacão Dennis. Os preços eram elevados mas baixavam consideravelmente à medida que arranjávamos companhia. Os custos centravam-se fundamentalmente nos tranportes, alimentação, aluguer de abrigo e guias… desilusão.



2. Bayamo, terra natal de Carlos Manuel de Céspedes pai da nação cubana;
3. Bayamo, cidade aprazível ninguém nos importuna;
4. Bayamo, sair daqui o quanto antes para aproveitar Santiago de Cuba o mais que puder. Já só faltam 11 dias para voltar;
5. Bayamo, ao segundo dia febre a partir com tudo. Temi o pior, dado não ter feito seguro de saúde, e obrigou-me a passar um dia completo na cama. Terceiro dia, 39, 38, 37, preparar as malas ... 36 ºC ... ao quarto dia parti em direcção a Santiago de Cuba.

Sem comentários: