sexta-feira, dezembro 30, 2005

THE AMERICAN DREAM - CUBA – XXXII

15/16 de Agosto de 2005 «Año de la Alternativa Bolivariana para las Américas» - Viagem de comboio entre Santiago de Cuba e La Habana.

- Carlos, como va usted para la Habana?
- De tren.
- Estoy vendo que le encanta meter-se en trabajos.
- Porqué?
- Porque se usted va en lo “especial” los horarios se cumplen. Al revés, lo tren puede-se quebrar y entonces nada te garante que la viaje dure 14 horas o 18, 19, 20 horas, o aun que dure 1, 2 o 3 dias.
- Bien, se tuviese tiempo seria una aventura muy interesante, pero así me preocupa un poco.



Bem seria muito mais interessante vir no comboio regular, mais incerteza, mais pessoas comuns, mas … o tempo urge e apetecia-me saltar para Havana e senti-la de uma forma diferente dos primeiros dias. Estava bastante mais à vontade em tudo, na língua, no manuseamento das duas moedas, nos meios e nas vias de comunicação, sabia que tinha plafond suficiente para os restantes dias, bem é uma sensação bem diferente de quando se é novato.



Ao fim e ao cabo, já tinha experimentado o comboio regular, pena não lhe ter tirado umas fotografias, porque é lindo.
Não se escolhe quando o comboio. Depende do dia que se vai. Alternam diariamente.
Para comprar o bilhete e conseguir a licença de trânsito perdi à vontade, mas curioso é que aqui não são os passageiros que esperam pelo comboio, mas é o comboio espera pelos passageiros. Não sabia deste detalhe, sendo assim “stressei” …
Custo da viagem 50 Pesos Convertíveis (50 US Dollars).



14 horas de viagem entre as 18.00 de 15, e as 08.00 de 16 de Agosto, passadas a conversar com alguns dos meus parceiros passageiros, a ler o biografia da heroína da Revolução, a revolucionária exemplar Célia Sanchez Manduley, e a dormir.
Sono gelado. O ar condicionado não tem meio-termo e está um frio do caraças. Pela primeira vez vesti toda a roupa que tinha.



Amanhecer … 08.00 La Habana … voltei ao calor e ao frenesim da capital.

Sem comentários: