sexta-feira, dezembro 30, 2005

THE AMERICAN DREAM - CUBA – XXXI

De 12 a 15 de Agosto de 2005 «Año de la Alternativa Bolivariana para las Américas» - Santiago de Cuba.

1. Antes de partir para Santiago de Cuba já tinha estipulado qual e quanto iria pagar pela casa. Mal cheguei tinha alguém que me esperava. Caminho bem traçado;




2. Nesta fase já tinha uma estratégia bastante apurada de aproximação aos “nativos” e estrangeiros que circulassem na cidade por onde passava. Obviamente que refiro-me a “nativos” e estrangeiros com que me pudesse identificar e vice-versa.
Dos primeiros contactos que tive foi na Libreria Escalera, organizada por um camarada revolucionário. Curioso, os camaradas não se identificavam como comunistas, mas como revolucionários. Então, este revolucionário dava a sua própria opinião sobre o regime, dizia:
- Carlos, yo creo que Fidel es muy político. Abre demasiados precedentes al pueblo.
- No es lo que dicen por alla … ;




3. Casa de las Tradiciones;




4. Centro Oriental de Ecosistemas y Biodiversidad – Comandante en Jefe cumple años 13 de Agosto;




5. Desfile de Carnaval - Comandante en Jefe cumple años, 13 de Agosto. Não é mais do que o aproveitamento de desfile de Carnaval de Fevereiro. Rezam que este Carnaval é o segundo maior carnaval do mundo. Então e o de Ovar? Acho que essa festa é brava;




6. Parque Céspedes;




7. A arte marcial chinesa. Sincronia;




8. Companheiros de estrada;




9. Seres "estranhos", SANTERIA;




10. Identidade Portuguesa em Cuba;




11. Resistência. Povo cubano, povo herói. O periodo de excepção [periodo especial] foi levantado derivado ao desmoronamento do bloco socialista no inicio dos anos 90. Tudo leva a pensar que é marcado por uma aproximação clara à económia capitalista e consequente surgimento de uma elite abastadada. Não vi, nem há relatos de tal, e falei com muita gente. Bem, ao longo deste periodo [sobretudo no inicio] são muito mais as estórias de resistência para manter a dignidade e o estomago aconchegado.
«Quando alguém acordava não tinha a certeza se havia almoço» - alguém afirmava.



O povo ainda tinha a capacidade de se rir com o seu próprio infortúnio, tornando popular a seguinte anedota sobre a escassez de ovos:

Fidel discursava - Camaradas, de acordo com a vontade de Deus vai haver ovos para todos.
Então Raul Castro interrompeu e sussurrou - Camarada, mas estamos num estado socialista, não há Deus!!
Fidel respondeu - não faz mal, também não há ovos.




No inicio dos anos 90 foi o periodo mais crítico da história recente cubana, algo para o qual julgo que não estaríamos preparados.
Neste momento o governo cubano garante alimentação para toda a população sem excepção. Qualquer tipo de mendicidade que se possa encontrar é deliberada e oportunista.

Sem comentários: