quarta-feira, julho 21, 2004

REDES, REDES, REDES, REDES

O meu conterrâneo José Ferreira Mendes conjuntamente com o investigador Sergey Dorogovtsev, foi ontem galardoado com o "Prémio Gulbenkian de Ciência" devido à investigação: "Evolution of Networks - From Biological Nets to the Internet and www".

A investigação baseia-se no seguinte «De acordo com a investigação, em tudo o que se imagine no Universo há uma rede por detrás. Este ramo de conhecimento é ainda uma criança porque há muitas perspectivas a explorar por diferentes áreas como a Internet, a sociologia, a economia, "a biologia que vai ser certamente a ciência deste século assim como a física foi no anterior, mas a sistematização vai ser certamente feita pela física"(…)» afirma José Ferreira Mendes.

«(…)A questão que se levanta tem a ver com o facto de uma simples lei física descrever tanto a Internet como uma rede biológica, económica ou social. O investigador explica que "há princípios de auto-organização por detrás destas redes que fazem com que elas tenham todas a mesma estrutura e características". Por exemplo, uma rede na Internet tem de ser robusta contra potenciais vírus e possuir alternativas para, em caso de crise, fazer a ligação por outras vias. "Isto é que é interessante. São campos tão distintos mas com a mesma lei a descrevê-los" (…).» No mínimo interessante, não? (Fonte – Praça Pública).

Sem comentários: