terça-feira, setembro 07, 2004

RESSACA (2) – T.P.C. II

LENINE

«Lenine permanece até aos dias de hoje como uma das principais figuras de Estado e um dos mais influentes líderes do século XX. Revolucionário, pensador, estadista, Lenine criou o primeiro Estado socialista, a partir do qual se desenvolveu a U.R.S.S., alterando para sempre os destinos do mundo.

Em 1991, quando os arquivos centrais do Partido foram, desselados, Robert Service foi o primeiro historiador mundial a ter acesSo aos ficheiros de Lenine. Estes revelaram matérias cruciais para uma verdadeira biografia de uma figura complexa: (…)

Lançando uma nova luz sobre a forma como a sua infância e a sua educação influenciaram profundamente a sua vida política e como fundou o Partido Comunista, Service dá-nos a análise clara e detalhada dos eventos-chave na História soviética, como a Revolução de Outubro e o surgimento dum Estado de um só partido, abordando também a natureza do estado e da sociedade que Lenine legou – uma herança que não desapareceu inteiramente, mesmo após o colapso do regime soviético e o desmantelamento do comunismo.»


621 páginas que acabam desta forma, « Ele liderou a Revolução de Outubro, fundou a U.R.S.S. e estabeleceu os rudimentos do marxismo-leninismo. Ajudou a virar o mundo do avesso. Talvez daqui por alguns anos seja visto como tendo atirado o país, sob a liderança de Estaline, uma terça parte do mundo, para um beco sem saída. O futuro não reside no comunismo leninista. Mas, se reside noutro lugar, não sabemos aonde exactamente. Lenine foi inesperado. No mínimo, as suas extraordinárias vida e carreira provam a necessidade e que todos se mantenham vigilantes. Poucas personagens históricas conseguiram alcançar esse efeito. Demos graças.» HHhhummm!!! Isto promete.

Sem comentários: