terça-feira, outubro 12, 2004

DIARIOS DE MOTOCICLETA

Porque «Alberto Granado, falava em casamento e numa revolução democrata, Guevara não acreditava numa revolução sem armas. E acabou por responder aos seus instintos revolucionários com uma coerência própria daqueles tempos … para o bem e para o mal! Depois de vermos o filme vamos ficar a perceber melhor isso … a injustiça existia … mas para mim a injustiça hoje ainda é pior» Diz Gael Garcia Bernal, na Notícias Magazine (JN).



- Gostastes mais do filme ou do livro?
- Desculpa ser tão previsível, mas gostei mais “dos livros”, Ernesto Guevara é demasiado profundo para se ver um trecho da sua vida em duas horas e “picos”.
Contudo, mostra uma fase da sua vida desconhecida por quase toda a gente, e não menos interessante do que o período revolucionário do “fuser”.
Depois de assistir há película não é preciso grande capacidade cognitiva para perceber que o realizador pretendeu tornar esta viagem como a consciencialização final do trilho de revolucionário.
Apreciei o actor pelo estudo que fez à individualidade que encarnou, uma belíssima interpretação que empolou a face humana do comandante - sensível aos problemas dos injustiçados, culto, apaixonado, utilizador do vernáculo mais prático, isso mesmo, muitos “foda-se”e “caralhos”, como resposta aos imprevistos mais adversos –, e menosprezou a sua índole bélica, bem, o reflexo do “Guevarismo” moderno. Não gostei da expressão natural do actor: cândida, … não era a do CHE.
Um filme para entreter, mas fiel ao que foram, Ernesto “CHE” Guevara e Alberto Granado nesta sua aventura, e um excelente veículo para a gama etária que usa a sua imagem na T-Shirt mas não sabe exactamente o que representa e representou o Comandante.

Imagens do filme:(1), (2), (3), (4).

Alberto Granado (Imagem): «(...) companheiro de viagem de Ernesto “CHE” Guevara na viagem retratada no filme “Diários de Motocicleta”, visitou o set de filmagem durante a produção do filme. Granado tem 81 anos e mora com a mulher e os filho em Havana, Cuba.» … não tem medo de Fidel, e consegue ser feliz.

5 comentários:

Carlos Ramos disse...

Lá está o Major com os seus delírios, eh, eh, eh, eh, ... oh rapaz acorda, o CHE enterrado e bem enterrado, e quem o enterrou foi o seu fiel ... Fidel amigo.

Anónimo disse...

Definitivamente, o majorzito passou-se!

Ass» O Reco de Corroios.

Anónimo disse...

A MANIA DA PERSEGUIÇÃO

Eh! Já me falaram das noites criativas do Major, temperadas com muito Cutty Sark, provavelmente terá sido a última intervenção da noite do artista ... gases, ao que vocês aqui chamam de flatulências. Ass: Ole Gunnar Solskajer.

P.S.: Refiro-me ao comentário do Major, e não ao post.

Carlos Ramos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carlos Ramos disse...

Indeed, indeed! O meu comentário foi despropositado. Contudo, agradecia que o meu personagem Major Alvega, não fosse associado a qualquer marca de whiskey, calças, perfumes, óculos, shampoos, desodorizantes, carros, companhias aéreas ... muito obrigado, a todos.