quarta-feira, janeiro 12, 2005

COISAS SÉRIAS II

MÁS ONDAS ESSAS, AS DOS TELEMÓVEIS

Vindo do Paolo S. este link [BBC Science] e o texto.

«Dêm uma vista de olhos a isto e muita precaução para o uso racional do telemovel, só falar o minimo indispensavel e usar o auricular (mãos livres) sempre que possivel, não é a 1ª vez na historia que só depois de passado o tempo é que se descobriu o efeito adverso de algumas invenções e tecnologias, nomeadamente a radioactividade (ficaram doentes e morreram centenas de pessoas antes de se descobrir que era mortal, inclusive a propria pessoa que a identificou, M. Curie) as proprias microondas, etc.
As pessoas que trabalham com microondas (tecnicos de telecomunicações, radares, etc) podem testemunhar as consequencias da exposição prolongada: dores de cabeça, confusão, fadiga. Eu proprio numa cadeira da faculdade, Laboratorio de Microondas, acabava muitas das aulas com dores de cabeça e desconforto, e sou uma pessoa que rarissimamente tenho dores de cabeça. E há alguns factos que fazem ter receio sobre esta materia: a minima distancia da fonte de radiação ao cérebro (o telemovel encostado à cabeça, e agora a maioria dos telemoveis nem tem antena que permita afastar um bocado a radiação) e as frequências da radiação que, embora não sejam muito altas, entram já na banda das microondas (900MHz, 1.8GHz...) com efeitos de aquecimento de tecidos comprovada (sabem como funciona um forno de microondas ?) E, embora a potência de emissão seja tambem relativamente baixa, não sabemos o que pode acontecer com a radiação a incidir no mesmo sitio ao longo de anos de exposição...
Outro receio é a capacidade de esta radiação poder alterar o ADN das células que como sabem é a origem de muitos cancros, a radiação estraga sequencias de bases no ADN e a informação codificada na sequencia fica alterada para sempre nessas células, dando lugar ao aparecimento de aberrações. Mais uma vez, o argumento em contra é que esta radiação não chega a ser ionizante mas considerando as diferenças individuais entre as pessoas, a sua condição de resistência ou fragilidade num determinado momento...
Normalmente as pessoas não tem a noção do poder da radiação do telemovel porque é algo que parece abstracto ou intangivel, mas com certeza já viram a interferencia que o telemovel causa nos aparelhos de radio, quando se aproxima de um ecrã de televisão ou computador, as luzinhas em autocolantes que acendem quando o telemovel está numa chamada, ou acender uma lâmpada de neon que se ponha em contacto com o telemovel. Pois donde vem esta energia ? O que acontecerá com esta energia a atravessar o nosso cerebro durante centenas (milhares) de horas durante uma vida ?
Já para não falar da radiação proveniente das estações base que proliferam como cogumelos e tem potências de radiação muito mais elevadas. Estas têm o atenuante da distancia às nossas cabeças, mas uma pessoa que viva num predio enfrente a uma destas antenas provavelmente é bombardeado com mais radiação que se tivesse um telemovel encostado à cabeça. Como sabem, em alguns paises, como na Suíça, foi feita legislação para proibir a instalação destas antenas a uma distancia menor de um valor estipulado seguro junto de locais habitados ou frequentados por pessoas.
Este é um tema que continuará a dar muito que falar e não esqueçamos que os telemoveis é um meganegocio que movimenta muito dinheiro, do qual dependem tambem muitas pessoas, e com certeza muita gente não está interessada em que toda a verdade aflore por muito relevantes que sejam os factos...Por isso, a nossa racionalidade e bom senso individual é o melhor meio.»

Sem comentários: