quinta-feira, janeiro 13, 2005

“NÁ’MÉRICA” VI



RELATO

«Boas familiares, amigos, conhecidos, e desconhecidos.
Sim já estou perto do fim, só me restam 6 dias. OOOH. Loucura (des)controlada a descida de bike pela estrada mais perigosa do mundo. Realmente a adrenalina é uma "droga" muito forte pois na descida a velocidade era tanta que não me apercebi do perigo de a qualquer momento entrar no vazio de uma escarpa de 500 metros! Só quando subimos de bus é que nos apercebemos do perigo. Foi mais uma experiência fabulosa, recomendo.




No dia seguinte aproveitei a manha para sentir mais um pouco a respiração de La Paz, mercados multicolores cheios de agitação, ruas com o constante anunciar dos destinos dos colectivos e claro o famoso telemóvel com a diferença que são transportados por pessoas de colete verde e os alugam ao comum mortal! Por ultimo aproveitei para visitar o museu da COCA que embora nada de fantástico possuía muita informação sobre a mesma, uso tradicional, coca-cola, cocaína,... Pela tarde apanhei um micro para Copacabana, que é o porto de entrada para o Titicaca. Na manha seguinte apanhei um barco mais uma malta para a ilha do Sol, onde fizemos um trilho por ruínas Incas e passamos a noite.



Aventura? Aí vem ela: 11 de Janeiro bloqueio na Bolívia e no Peru. O meu objectivo: chegar a Cusco no Peru. Após a espera de várias horas e a troca constante de agências conseguimos uma companhia de autocarros peruana que com um adicional nos podia transportar. Copacabana é perto da fronteira peruana logo, até aqui não ocorreram problemas. Começamos a viajar pelo anoitecer no Peru quando passado 1/2 hora de viagem surge a primeiro bloqueio, 10 a 20 campinos interrompendo a circulação com pedra na estrada. Aí saiu o nosso guia que após alguns minutos de negociação e alguns Sol's (1 E = 4 Sol's) providenciou a nossa passagem. O problema é que surgiram 11 bloqueios semelhantes e nas estávamos fechados no autocarro com as cortinas corridas ouvindo palavras de ordem, alguns insultos (usando a palavra Gringos) e em dois casos chegaram a atirar pedras contra o autocarro. Afinal eram alguns produtores de carne a protestar contra um aumento de um imposto e que cediam a nossa passagem por 15 a 20 Sol's ! Acumulando a isto o meu leitor de MP3 já se foi! Com esta confusão toda alguém foi à minha mochila grande e gamou-o. Águas passadas à que pensar no futuro. Hoje aproveitei para organizar os meus restantes dias e para conhecer esta vela localidade chamada Cusco.
Planeamento:
13 Janeiro: - Tour ao valle Sagrado
14, 15, 16 e 17 Jan: - Inca Trail (objectivo final desta caminhada o Machu Pichu)
18 Janeiro: - Avião Cusco para Lima pela manha
- Visitar por umas horas Lima
- 21h 00 Avião Lima Madrid19 Janeiro - Pelo meio da tarde chego ao Porto»




NOTA DO AUTOR DO POST = EU

Fica-te bem o vermelho. Prepara-te para repetir muitas vezes, muitas estórias, a muita gente. Aquele abraço. Ah! E depois um post especial aqui no Nelsu.

IMAGENS

- Imagem 1 – Mina Potosí [Bolívia];
- Imagem 2 – Viagem Potosí [Bolívia];
- Imagem 3 – Bicicleta La Paz [Bolívia];
- Imagem 4 – La Paz [Bolívia];
- Imagem 5 – Titicaca [Peru];

EPISÓDIOS ANTERIORES DA SAGA "NÁ'MÉRICA"

“NÁ’MÉRICA” V - Ligação;
“NÁ’MÉRICA” IV - Ligação;
“NÁ’MÉRICA” III - Ligação;
“NÁ’MÉRICA” II - Ligação;
“NÁ’MÉRICA” I - Ligação.

Sem comentários: