sexta-feira, dezembro 31, 2004

“NÁ’MÉRICA” IV

RELATO



«Hello. Olá a todos. Aqui vão mais algumas fotos.
Estou a 2 dias em San Pedro de Atacama um dos desertos mais secos no mundo. San Pedro tem uma altitude de 2400 m e durante o dia faz um calor terrível mas pela noite é um frio de morrer.

Um pequeno exemplo são os Geyser estão a uma altitude de 4300 m (difícil de respirar, e tudo se tem de fazer com calma) partimos as 4 da madrugada com temperaturas de -5 C mas quando o sol surgiu a que despir a maior parte da roupa pois a temperatura pode chegar aos 30 C.
Depois visitei o Valle Del La Luna que é uma paisagem lunar muito agreste. Por fim o Salar de Atacama uma planicie enorme onde tudo é sal. Espectaculares são os pequenos lagos cheios de Flamingos.
Quanto a passagem do ano vai ser por aqui em San Pedro, depois dia 1 é para descansar pois no dia 2 saio para um tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni na Bolivia (Lagoas multi coloridas com flamengos, Hotéis de sal,...).
Que o ano que ai vem vos traga muita felicidade.
Saudações do deserto ( Sim isto é um deserto logo vou ter de beber muitos liquidos esta noite para nao desidratar)»


NOTA DO AUTOR DO POST = EU



O Hélder encontra-se no mesmo ponto onde um gajo lá andou, há uns 50 e poucos anos atrás – 1952. Foi aqui que o dito cujo, vincou não só a sua “crença”, mas principalmente e sua forma de estar na vida. Foi no epílogo dessa epopeia que esse gajo escreveu, «Sei agora que o meu destino é viajar e aceito-o como uma espécie de fatalismo».
No deserto do Atacama, em concreto nas minas de Calama, em pleno deserto e ainda hoje em funcionamento, foi palco do seus encontros com as classes mais desfavorecidas, nomeadamente um casal perseguido pela sua posição contestatária face às condições precárias de subsistência que se encontravam, que nas palavras desse gajo, eram «uma viva representação do proletariado de qualquer parte o mundo», e lhe transmitiu a sensação de estar «um pouco mais irmanado com esta espécie humana, para mim [o tal gajo] estranha».
Sobre o deserto do Atacama, também escreveu, «sem que possa crescer vegetação nas suas terras salitrosas, as colinas indefesas frente ao ataque dos ventos e águas, mostram dorsos cinzentos, prematuramente envelhecidos (…)». É considerado o deserto mais perfeito do mundo, com zonas que nunca registaram chuva durante dezena de anos.
Embora exista uma profunda diferença de consciência política entre dois sujeitos deste post, sobretudo na orientação, é um facto não conseguir dissociar a duas experiências.

OUTRA NOTA DO AUTOR DO POST = EU

Hélder, é isto que se ouve por cá, The Gift.



O single chama-se “Driving You Slow”, e o refrão é qualquer coisa como:

«Don’t look back
Don’t look back
Don’t look back

I will build my world
I will sing my song
I will keep my helmet on»




Abraço, e excelente 2005.

IMAGENS

- Imagem 1 – Valle de la Luna.
- Imagem 2 – Salar Atacama.
- Imagem 3 – Geyser del Tatio.

EPISÓDIOS ANTERIORES DA SAGA NÁ'MÉRICA

“NÁ’MÉRICA” III - Ligação.
“NÁ’MÉRICA” II - Ligação.
“NÁ’MÉRICA” I - Ligação.

Sem comentários: