segunda-feira, janeiro 31, 2005

NÁ' MÉRICA VII

RELATO – THIS IS THE END

«E assim acontece … o fim:

Cuzco [Link], a capital do império Inca (1400 a 1500), civilização aniquilada pelas invasões Espanholas que destruíram todos os seus templos para construir templos católicos.

13 de Janeiro visita ao Vale Sagrado , aqui podemos ver três locais arqueológicos distintos. Primeiro Pisac uma "vila inca" abandonada por ordem dos Espanhóis e parcialmente destruída. A seguir Ollantaytambo [Link] outra "vila Inca" distinta da anterior pois ainda é habitada por descendentes dos Incas e dos invasores; por ultimo Chinchero com um magnifico mercado de artesanato nos terrenos adjacentes a uma deslumbrante Igreja construída sobre um templo Inca.



14, 15, 16 e 17 de Janeiro. Finalmente o muito aguardado trilho inca. 13 Caminhantes "incas" – um Português, - um Sueco, 11 Argentinos(as) 1 guia e 10 carregadores responsáveis por transportar toda a logística e comida.



É simplesmente fantástico, quatro dias caminhando por vales profundos sempre com cumes brancos espreitando e uma vegetação luxuriante. No último dia começamos a caminhar para Machu Picchu [Link] pelas 5 horas da madrugada, a expectativa era elevada mas quando lá chegamos estava um nevoeiro muito forte. Para nossa sorte pelas 10h00 tivemos a visão mágica que segue em anexo.



No fim do dia voltei para Cuzco pois no dia seguinte pela manhã tinha um voo para Lima a capital do Peru. Aqui tive umas 10 horas para ficar com uma visão da cidade. Mas que visão, tentaram-me roubar a máquina fotográfica por esticão, é o normal todas as grandes cidades têm bairros não muito recomendados e este parecia ser um desses.

Pelas 20h00, hora de Lima, estava a fazer o check-in quando me apercebi que a Ibéria tinha sobre-vendido este voo e procurava voluntários para ficar por Lima mais um dia com uma choruda indemnização (375€) eu bem tentei mas...

Aqui estou eu a escrever as ultimas palavras acerca desta viagem no conforto da minha casa e já com dois dias de trabalho contabilizados...

Espero que todos tenham ficado mais curiosos acerca do mundo que nos rodeia e com uma imensa vontade de viajar. Esta é a forma mais adequada para se perder preconceitos e ideias preconcebidas sem sentido para se poder crescer como cidadãos do mundo e abrir horizontes...

"Está uma coisa
escondida atrás
da cordilheira.
Perdida,
à tua espera.
Vai!" – Ruddyard Kippling,
O Explorador (1898)»



IMAGENS

Imagem 01 – Chinchero;
Imagem 02 – Inca
Imagem 03 – Trilho Inca -
Imagem 04 - Machu Picchu
Imagem 05 - Lima

NOTA DO AUTOR = EU

Foi um final feliz, o artista principal sobrevive, mais disfunção intestinal, menos disfunção intestinal, mas sem grandes mazelas. Já cá está há uma semana, escreveu o seu último relato com bastante pontualidade, o tempo tardio da entrada deste post deve-se só ao seu autor=EU. Porém, sobre esta viagem, seguramente, mais imagens surgirão neste blogue. A profundidade da informação anexa a elas prefiro não fazer promessas. Tudo vai depender, da disponibilidade e da inspiração.
Desta forma, tudo aponta para que esta sequela, NÁ’MÉRICA, não tenha um fim, mas sim um largo interregno, porque à fortes indícios que o autor deste post=EU, também para lá me dirija nas minhas próximas férias. Não tanto para sul … a “níbél de mim é mais isto”. De lá escreverei na primeira pessoa, e contarei as minhas estórias “con el pueblo”.


OS OUTROS EPISÓDIOS

Ligação - NÁ’MÉRICA VI;
Ligação - NÁ’MÉRICA V;
Ligação - NÁ’MÉRICA IV;
Ligação - NÁ’MÉRICA III;
Ligação - NÁ’MÉRICA II;
Ligação – NÁ’MÉRICA I.

Sem comentários: