domingo, janeiro 11, 2004

75 ANOS DE TINTIN

Hergé tinha como nome verdadeiro Georges Rémi - Hérge deriva das iniciais de Remi George –, nasceu a 22 de Maio de 1907 e morreu em 1983 tendo sido o criador de Tintin, personagem que levou à publicação de 23 álbuns de aventuras, traduzidos em mais de 60 línguas e vendidos 200 milhões de exemplares em todo o mundo.

“Tintin no país dos Sovietes” foi a primeira aventura do repórter criado por Hergé, publicada a 10 de Janeiro 1929, num suplemento do jornal belga “Vingtiéme Siècle”. Este jornal era católico e anticomunista, e por isso a origem desta aventura, a qual surgiu com alguns erros e preconceitos em relação aos soviéticos – ler o capítulo "curiosidades" aqui, bem lá no fundo da página.

De acordo com Nick Rodwell, administrador da Fundação Hergé e da sociedade Mulinsart, encarregues de proteger, promover e comercializar a obra do desenhador belga, Tintin está vivo e de boa saúde.

Para assinalar os 75 anos de Tintin, Bruxelas, França, Grã-Bretanha e Holanda poderão ver a exposição «Tintin e a cidade» até 30 de Junho.



Fonte.

Sem comentários: