segunda-feira, junho 14, 2004

14 JUNHO 1928 – 2004

.
CHE GUEVARA – CIDADÃO DO MUNDO


Foto 1

«Em 9 de Novembro de 1927, Ernesto Guevara Lynch e Célia de la Serna y Llosa casam-se na cidade de Buenos Aires e instalam-se numa quinta, propriedade sua, chamada Caraguatay, na província de Missiones, onde possuem plantações de erva-mate.


Foto 2

Na segunda semana de Junho de 1928 dirigem-se a Buenos Aires, de barco, pelo rio Panamá. Chegam a Rosário, província de anta Fé, e no dia 14 nasce o seu primeiro filho, numa clínica da cidade, ás 3h e 5 minutos da madrugada, a quem dão o nome de Ernesto.»


CHE GUEVARA– CIDADÃO DO MUNDO
Por Adys Cupull e Froilán González
Edição Campo das Letras


Foto 3

«Uma vida breve, 39 anos, foi suficiente para que o Che atravessasse o pórtico da eternidade.
A sabedoria e a imaginação dos povos de todo o planeta fizeram dele um mito.
Não sem motivos identificaram no herói de Ñancahuazu o modelo e o exemplo do homem ovo do futuro, desejável mas não possível.
Como recorda Armando Hart, “o comandante Ernesto Guevara, ao assumir os valores espirituais da Nossa América a ao elevá-los com o seu talento, heroicidade e decisão ao plano mais alto, converteu-se num dos símbolos mais elevados da história das civilizações”.(…)


Foto 4

(…) O Ernesto estudante que partiu, empurrado pelo sonho, para o descobrimento da América Latina, sua pátria maior, era obviamente alguém distante do jovem médico que fez da Guatemala o seu primeiro campo de aprendizagem dos mecanismos da revolução e da contra revolução, alguém ainda muito distante do expedicionário do “Granma”. Foi brevíssima no calendário, mas decisiva pela profundidade da mutação, a metamorfose do romântico revolucionário argentino em busca de si mesmo no experiente comandante guerrilheiro internacionalista e no homem de Estado que no começo dos anos 60, da ONU a Pequim, de Punta del Este à Índia, de Argel a Moscovo, foi aclamado como mensageiro de uma Revolução empolgante cujos efeitos, projecto práxis restituíam a esperança ao Terceiro Mundo.


Foto 5

Foi uma transmutação prodigiosa. Em 1954, o médico com fome de totalidade do conhecimento, escrevia, ainda da Guatemala: “De duas coisas estou certo: a primeira é que, se eu chegar à idade verdadeiramente criadora, por volta dos 35 anos, a minha ocupação exclusiva, ou pelo menos principal, será a Física Nuclear, a Genética ou uma matéria assim que reúna o mais interessante das matérias conhecidas. A segunda é que a América será o teatro das minhas aventuras, com um carácter muito mais importante do que eu poderia imaginar.”


Foto 6

A história somente lhe confirmou as certezas pela metade. A América traçou-lhe o rumo, absorvendo-o totalmente. Por isso mesmo, aos 35 anos, em vez de avançar pelos mistérios da Física Nuclear, era ministro das Industrias numa Cuba revolucionária e socialista.»


Miguel Urbano Rodrigues

Foto 1 - Che Guevara completamente "engaijado" com Simone Beauvoir e Jean Paul Sartre;
Foto 2 - Inchado pela cortisona (contra a asma), Guevara está irreconhecivel. Aqui, nos trabalhos voluntários da safra (colheita da cana do açucar), por volta de 1963.
Foto 3 - Na competição de pesca de Hemingway, uma tarde bem passada com os companheiros tirando fotografias, lendo, tudo menos pescar!!
Foto 4 - Autocarro a caminho do Ministério.
Foto 5 - Fotografia de Korda que daria origem á sua esfinge.
Foto 6 - Um intervalo no trabalho voluntário.

Sem comentários: