terça-feira, junho 15, 2004

RECORDAR É VIVER

.
O ex-presidente norte-americano, Ronald Reagan, faleceu, sábado - 5 de Junho – aos 93 anos, após uma década em que se debateu com a doença de Alzheimer.

Reagan exerceu a presidência dos EUA entre 1981 e 1989, tendo formado com Margaret Tatcher e o Papa João Paulo II um tridente de combate feroz ao sistema socialista mundial e, com particular destaque, contra a União Soviética.

Ainda no campo da política externa, os mandatos de Reagan ficam marcados pelo escândalo da venda de armas ao Irão, pelo apoio às guerrilhas talibã contra a República Popular Afegã, pela invasão a Granada e pelo suporte dado aos «contra» na Nicarágua, entre muitas outras intervenções contra-revolucionárias na América-Latina.

O político republicano foi, desde cedo, um fervoroso militante de direita, mesmo enquanto actor – carreira a qual se notabilizou pelos filmes de série B – ao exercer a presidência do sindicato dos actores e responsabilizou-se por inúmeras denúncias e prisões de colegas no período da «caça às bruxas», na década de cinquenta.


Pelo meu amigo JA.

Sem comentários: