sábado, junho 12, 2004

PLATAFORMA ELEITORAL COMUM (05)

.
5. Mudar de rumo: outra Europa é possível

Chegou o tempo de uma transformação profunda que faça das mulheres e dos homens da Europa - e não dos mercados e das forças económicas dominantes que são as multinacionais e o capital financeiro - os verdadeiros sujeitos e beneficiários das políticas realizadas em seu nome.
Em cada país, as inquietações sobre o futuro, a recusa a que sejam postas em causa conquistas sociais e democráticas alcançadas com a dura luta pelo movimento operário e os seus sindicatos, o aumento da exigência de novos direitos democráticos, convergem para contestar as lógicas liberais inscritas no Acto Único, no Tratado de Maastricht e ulteriores tratados.
Outra Europa é possível através do alargamento e reforço das lutas dos trabalhadores, dos povos e dos movimentos sociais, de cidadãos e populares, unindo todos os que em cada país recusam as políticas neoliberais e querem agir em conjunto na Europa, pela transformação democrática da sociedade e por uma alternativa à sociedade capitalista.
Como partidos de esquerda, somos parte integrante deste movimento. Queremos agir, dentro e fora do Parlamento Europeu, em todas as lutas para construir uma nova perspectiva na Europa e para a Europa. Por uma Europa social, ecológica, democrática, solidária e pacífica.
Para além da nossa participação em múltiplas formas de cooperação e no respeito pelos compromissos assumidos, decidimos prosseguir e desenvolver a nossa cooperação na base do trabalho realizado no Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/EVN).
Como signatários desta plataforma, comprometemo-nos a defender estes objectivos e orientações, em cada um dos nossos países e a nível europeu, na campanha das eleições europeias de 2004 e posteriormente através dos nossos eleitos, no Parlamento Europeu.


Por JA. Este é o último post desta série.

Sem comentários: