sexta-feira, março 12, 2004

MAIS UM 11 PARA HISTÓRIA DO TERRORISMO (2)

.
Ontem na minha primeira intervenção sobre este acontecimento prometi uma análise mais fria e mais segura para não incorrer em erros de coração.
Vou usar o comentário do Major Alvega ao Post - Actualização III - do DO –Barnabé – para exprimir o que penso sobre tudo isto neste preciso momento.

«Daniel, sinceramente acho que te estás armar em anjinho com as dúvidas ETA/Al-Qaeda, e fico com a impressão que pertences ao staff do Zé Maria. Já todos sabemos que estás sensibilizado com o que aconteceu em Madrid, aliás todos estamos, mas que isso não te afecte o discernimento. Há hora das tuas dúvidas sobre a autoria do atentado, já existiam fortes indícios que apontavam que esta foi mais uma obra de Bin Laden. Bem, mas vamos ao que interessa, e escrevo este comentário para expor o meu ponto de vista, sendo contudo meramente especulativo:

1.As autoridades Espanholas, poucas horas depois do atentado dava como certa a autoria desta acção terrorista à ETA, e continua a fortalecer esta tese. Precipitado, não? Qualquer pessoa com um pingo de bom senso não atira sem certeza;

2.A ETA desde cedo refutou a acusação. Estranho. Se uma organização terrorista coordena um atentado porque não há de assumi-lo?

3.Segundo os especialistas, a forma de operar não é da ETA - O alvo do ataque foi civil, com o objectivo de matar uma grande quantidade de pessoas;

4.A inevitável colaboração da ETA com a Al-Qaeda para organizar este atentado parece-me extremamente forçada. Mesmo tendo consciência que o sub mundo terrorismo faz qualquer tipo de alianças, creio não ser imprescindível a cooperação entre ambas as organizações para que o ataque chegasse a bom porto. Para rebater este ponto eu pergunto, qual foi a organização terrorista Norte Americana que colaborou com a Al-Qaeda no 11 de Setembro?

Então concluo o seguinte, desde os primeiros momentos tive convicção que a Al-Qaeda construiu este ataque, e o desenrolar dos acontecimentos fortaleceu cada vez mais esta minha hipótese, e considero que é muito importante confirmar os autores deste atentado, primeiro para condenar os responsáveis, segundo para analisar o comportamento do Governo Espanhol perante esta catástrofe. Porquê analisar o comportamento do Governo Espanhol? Porque se a ETA não encabeçou este atentado, será fácil depreender que perante a chacina, o Governo de Aznar calculou os danos eleitorais que este ataque poderia causar ao seu Partido, e não teve pejo em usar a ETA para resolver este problema. Em simultâneo, a solução do problema prioritário, ajuda a resolver o problema secundário que é o combate ao terrorismo interno perpetrado pela ETA.

P.S.: Quero esclarecer que este debate em torno dos culpados directos e indirectos não está no plano ideológico. Se a minha antevisão estiver correcta, tanto me faz que a demagogia Aznar tenha servido a esquerda ou a direita. O que importa agora são as pessoa que perderam a vida, as sequelas físicas e psicológicas dos sobreviventes, e as família e amigos destas vítimas, e para estes tanto faz que tenha sido a Al-Qaeda ou a ETA, para eles, o principal problema reside na perda.»
Major Alvega.

Sem comentários: