sexta-feira, abril 09, 2004

CINCO RAZÕES PARA SE GOSTAR DA PÁSCOA



PATTI SMITH – EASTER (ARISTA 1978)

De regresso de uma pausa forçada devido a uma queda em palco, Patti Smith consegue com este seu terceiro álbum o seu maior sucesso comercial de sempre depois do seu relativo fracasso em “Radio Ethiopia”. Produzido por Jimmy Lovine este disco tem no single “Because The Night”, um original de Bruce Springsteen, um dos seus melhores momentos e que esteve no Top 20 cerca de cinco meses. Não sendo o seu melhor trabalho, é um bom disco pleno de garra e onde o espírito Punk de Smith está bem presente, como no tema “Rock n Roll Nigger”, anos mais tarde incluído na banda sonora do filme “Assassinos Natos”.



PETER GABRIEL – PASSION (REAL WORLD 1989)

Feito para ser a banda sonora do filme “A Última Tentação de Cristo” de Martin Scorsese este disco reflecte uma viragem de Gabriel em direcção à música do mundo. Indissociável da carga dramática da película, Peter Gabriel oferece-nos com este trabalho uma palete de sons e ambiências sonoras verdadeiramente luxuriantes fruto de recolhas feitas na Turquia, Senegal e Egipto. Profundo e comovente é também o primeiro disco da sua editora Real World que tem feito uma excelente divulgação de músicos desta aldeia global a que chamamos Terra.



ANTONIO CALDARA – MADDALENA AI PIEDI DI CRISTO (HARMONIA MUNDI 1995)

Obra-prima do barroco Veneziano, este Oratório de 1700 de Caldara atinge tamanho grau de intensidade dramática e beleza que palavras minhas poderão jamais descrever. Comprei-o há uns anos e foi através dele que descobri a voz de Andreas Scholl, talvez o mais aclamado Contra-Tenor da actualidade aqui dirigido por René Jacobs e com um elenco verdadeiramente excepcional num registo que arrebatou a imprensa especializada. Um dos discos que me fez gostar de música clássica.



J.S. BACH – MATTHÄUS PASSION (TELDEC 1970)

Não se sabe ao certo quantas Paixões escreveu Bach mas só duas chegaram até nós. A segunda Paixão de Bach data de 1729 e é musicalmente mais rica e arrebatadora do que a de S.João. Eram interpretadas normalmente na Sexta-Feira santa e contavam a história da Crucificação de Cristo segundo os Evangelhos. Interpretação com instrumentos originais (da época) do Concentus Musicus Wien dirigida por Harnoncourt.



G.B. PERGOLESI – STABAT MATER (HARMONIA MUNDI 1983)

Deixei para o fim aquele que é o meu disco de música clássica favorito. Este foi o disco que me fez aprofundar o meu conhecimento sobre Música Clássica e mais especificamente sobre este estilo particular de música sacra. Trata-se de uma peça para Soprano, Contralto, Cordas e Órgão de uma enorme beleza. Esta versão da Harmonia Mundi foi a minha primeira escolha (tenho mais três) e nela destaco a interpretação de um rapaz soprano, Sebastian Hennig e de Réne Jacobs como Contra-Tenor. Divino.

Sem comentários: