domingo, abril 18, 2004

WEBLOGS OU BLOGS, APRESENTO A BLOGOSFERA (5.3.) – DEFINIÇÕES PARA BLOG

.
Neste assunto não cumpri em absoluto o prazo que estipulei. A dita “dissertação” segue passado uns bons fins-de-semana depois daquele que previa. Inclusive perdi o raciocínio da tal “dissertação” mas, mesmo assim vou fazer-lhe uma pega de cernelha.

Nesse último post escrevia-se sobre a afirmação de Cameron Barrett - autor de um dos primeiros blogs CamWorld – que considera que um blogue «é uma pequena página, normalmente mantida por uma pessoa, actualizada com regularidade e que tem uma grande concentração de visitantes habituais».
Contraponho com alguma experiência adquirida aqui no Nelsu. Ao longo dos quase 6 meses de vida do Nelsu, tem-se verificado que temos uma faixa significativa de visitantes acidentais, sobretudo aqueles que utilizam motores de busca para pesquisar os seus temas preferidos. Estes habitualmente não voltam, e para o confirmar, basta constatar que o número de visitas durante este período mantém-se sem grandes oscilações.

De facto a afirmação de Cameron Barrett não dá o devido apreço a este dispositivo que integra a Internet. Contudo, julgo que esta asserção não é mais do que atirar achas para a fogueira, ou seja, um género de gatilho que despolete a discussão.

É mais abrangente a definição compilada da Elisabete e do António que considera que um blogue incorpora os três principais corpos da Internet: World Wide Web, E-Mail, Chat. Destes três pontos confluentes o blog parte para onde a imaginação o permite, e principalmente para onde o interesse pessoal o pretende dirigir. O facto do blogue ser uma tecnologia tão acessível permite milhões de seres humanos utilizá-la, interpreta-la à sua maneira, e consequentemente fazer com que os seus blogs tomem as mais variadas formas.

Aqui já existe algum material para potenciar qualquer discussão em torno desta matéria. Contudo, amanhã o tema vai avançar e com ajuda do livro Weblogs – Diário de Bordo vou satisfazer a curiosidade dos leitores sobre o significado do termo BLOG.

Sem comentários: