segunda-feira, maio 10, 2004

TCHETCHÉNIA

.
«A bomba explodiu por baixo da tribuna onde Kadyrov celebrava o 59º aniversário da vitória das forças armadas da União Soviética sobre as forças fascistas de Hitler na Grande Guerra Patriótica.
Há relatórios de grande número de feridos porém ainda estão a ser verificados os pormenores deste ultraje. Um dos feridos é General Valery Baranov, Chefe do Comando do Exército no Cáucaso Norte
Kadyrov, 52, foi eleito no ano passado. Presidente Vladimir Putin acaba de confirmar a morte de Kadyrov.»
(Pravda.Ru)

História

1859 - A Tchetchénia, predominantemente muçulmana, é integrada no Império da Rússia.
1944 - Staline acusa os tchetchenos de ajudarem os alemães e deporta para a Ásia Central milhares de pessoas que acabaram por morrer.
1957 - Khruschev autoriza os deportados a regressarem a casa.
1991 - Com o fim da URSS a Tchetchénia declara a independência sob a liderança de Dudaiev, antigo general da força aérea soviética.
1994 - Boris Ieltsin ordena às forças militares da Rússia a invasão da Tchetchénia.
1995 - Os militares russos conseguem controlar Grozny. Há muitas baixas (e atrocidades) entre as duas partes do conflito.
1996 - Ofensiva dos rebeldes tchetchenos obriga a Rússia a negociações. A Tchetchénia faz parte da Federação Russa e com grande autonomia.
1997 - Um antigo oficial russo, Aslan Maskhadov é eleito presidente da Tchetchénia num ambiente de atentados e sequestros.
1999 - Guerrilheiros tchetchenos invadem a República do Daguestão e promovem uma guerrilha islâmica.
1999 - Cerca de 300 pessoas são mortas em várias cidades da Rússia na sequência de acções realizadas por radicais tchetchenos.
1999 - Vladimir Putin ordena nova ofensiva militar contra a Tchetchénia como resposta aos actos terroristas.
1999/2004 – Neste priodo sucedem-se uma série de atentados dos quais salienta-se o de 2002 em que guerrilheiros tchetchenos sequestraram durante 72 horas mais 800 pessoas num teatro de Moscovo. Todos os guerrilheiros foram abatidos na operação de resgate e morreram mais de uma centena de reféns.(TSF)

Sem comentários: